Em nota oficial, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), Marcos Vicentti defendeu e convocou os jornalistas para apoiar a realização do prêmio de jornalismo José Chalub Leite, na manhã desta segunda-feira, 31. O questionamento sobre o suposto boicote ao prêmio surgiu na semana passada, quando um grupo de jornalistas descontentes com a falta de reajuste salarial encampou o boicote em redes sociais.
O sindicalista falou apenas do boicote proposto, mas não esclareceu sobre as denúncias dos profissionais, que ameaçam entrar com denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT), contra a diretoria do Sinjac. Os autores do protesto alegam que estariam sem receber a reposição da inflação por uma suposta falta de assinatura dos patrões no acordo coletivo da categoria, por uma falha da diretoria do sindicato.
Abaixo, a íntegra da nota do Sinjac.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre
NOTA OFICIAL
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre (SINJAC) vem a público reafirmar seu compromisso em defesa da categoria, da ética e do bom jornalismo, e reiterar que o Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite é um dos mais importantes do País não apenas em valores financeiros pagos às melhores reportagens como pela amplitude e alcance da iniciativa.
Mais ainda: o prêmio é uma homenagem à memória de um dos mais importantes personagens da imprensa acreana em todos os tempos, o jornalista José Chalub Leite. Por isso, o SINJAC considera insidiosas e desrespeitosas as declarações de alguns profissionais quanto ao caráter do prêmio, criado por jornalistas e para os jornalistas.
O SINJAC conclama a todos os profissionais de boa vontade que façam a defesa do Prêmio José Chalub Leite ante as ameaças de boicote e sabotagem veiculadas nas redes sociais. Se o Prêmio José Chalub Leite é um tributo ao velho e bom Zé Leite o é também uma ode indistinta a todos os valorosos trabalhadores da imprensa acreana.
Rio Branco, 31 de outubro de 2011
MARCOS VICENTTI
Presidente do SINJAC