O presidente do Tribunal de Constas do Estado do Acre (TCE-AC), Ronald Polanco, ex-deputado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), figura em reportagem publicada neste domingo, 30, sobre presidentes de Tribunais de Constas de todo País, que estariam sob suspeita e envolvidos em algum tipo de processo jurídico.
A reportagem é do jornal Folha de São Paulo, que questiona a legitimidade de ex-políticos em julgar contas de prefeitos e governadores, por falta de isenção, já que os cargos são uma indicação do poder Legislativo. Polanco é citado na reportagem em nível nacional, acusado de responder ação na corte especial di Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O ex-deputado estadual do PT foi indicado ao cargo de conselheiro do TCE, na administração do ex-governador Jorge Viana (PT), que sempre teve suas contas aprovadas pela corte da instituição. A decisão de acolher a denúncia de peculato em emissão de passagens aéreas dói acolhida por unanimidade na corte do STJ.
Na denúncia por acusação de peculato, o Ministério Público Federal sustenta que a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), pagava à agência de turismo indicada pelo ex-deputado, mediante a apresentação de faturas forjadas, os valores relativos à cota mensal de passagens.
Afirma, ainda, que a Renne Agência de Viagens faturava os valores tidos como gastos em passagens sem que, no entanto, fosse executado o serviço de venda e emissão de passagens necessárias ao serviço público, sendo que repassava todo o montante ao ex-deputado, em dinheiro, cheques ou passagens de natureza particular.
O comando do TCE Acre é um de pelo menos sete estados, onde o atual comando do órgão também é alvo de questionamentos. Assim como no Rio de Janeiro, o Estado do Acre poderá ter o presidente do Tribunal de Contas afastado se prevalecer a decisão da Procuradoria Geral da Republica (PGE), que recomenda o afastamento do acusado.
Segundo a reportagem da Folha, Ronald Polanco, não respondeu as tentativas de contatos nem foi localizado nos endereços indicados pelo gestor.
Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com