Categories: Acre

CUT, Fetacre e prefeitos de oito municípios pedem mais prazo para cumprimento do fogo zero

Published by
Roberto Vaz

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre) e prefeitos de oito municípios do Acre, participaram na manhã desta terça-feira, 25, de uma audiência de conciliação na Justiça Federal, para que a ação pública que determina fogo zero a partir de 2012 tenha prazo dilatado para adequação dos produtores rurais e das administrações estadual e municipal.


Segundo os administradores municipais, as dificuldades em promover a mecanização em algumas localidades do Estado impossibilitam que os produtores da agricultura familiar deixem de usar o fogo, como forma de limpar as áreas de cultivo. A proposta defendida pela CUT, Fetacre e que os prazos continuem abertos e a adequação seja gradativa com propostas do Governo do Estado e gestores municipais.


Os prefeitos e centrais sindicais defendem ainda, a ampliação das áreas de cultivo. Em conjunto, as prefeituras dos 22 municípios e entidades ligadas à questão ambiental, apresentaram um projeto de ampliação de um para dois hectares a área desmatada para cultivo dos produtores rurais. Os prefeitos dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, já formularam suas propostas sobre a questão das queimadas.


Participaram a audiência, representantes do MPE; PGE; Ibama; Incra; Imac; Asmac; Semeia; CUT e Fetacre. A audiência de conciliação foi presidida pelo juiz federal, Guilherme Michelázio. As autoridades ligadas a Justiça Federal pediram que as propostas com sugestões a ampliação do cumprimento do fogo zero seja apresentada pelo Governo do Acre e demais administrações municipais.


A decisão da Justiça Federal sairá depois da análise criteriosa das propostas dos órgãos públicos ligados a questão ambiental. Os prefeitos de Epitaciolândia; Tarauacá; Plácido de castro; Rodrigues Alves; Bujari; Assis Brasil; Mâncio Lima; Jordão e Sena Madureira, se comprometeram em elaborar propostas com base na realidade de seus municípios, levando em conta as dificuldades do poder público em relação à fiscalização e mecanização.


Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Davi Brito manda indireta após término com Mani Rego: “Perdi um grande amor”

Na última quarta-feira (01), o ex-BBB Davi Brito deu o que falar ao compartilhar um…

02/05/2024

Bocalom reclama de pichação em obra do elevado na Dias Martins

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), gravou um vídeo no canteiro de obras…

02/05/2024

Tadeu Schmidt se despede da Globo e anuncia ‘afastamento’ pós-BBB: “Fora”

O apresentador Tadeu Schmidt viveu uma verdadeira maratona nos últimos meses com a vigésima-quarta edição…

02/05/2024

Ex-paquita Bianca Rinaldi relembra conflitos com Marlene Mattos: ‘Momentos de humilhação’

A ex-paquita Bianca Rinaldi, de 49 anos, relembrou os seus tempos trabalhando com Marlene Mattos.…

02/05/2024

PRF no Acre apreende mais de 100 kg de drogas em menos de 48 horas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgou balanço das ocorrências nas rodovias do estado do Acre,…

02/05/2024

Michelle Bolsonaro receberá o título de Cidadã do Amazonas

Com agenda em Manaus, Michelle Bolsonaro receberá o título de Cidadã do Amazonas neste sábado…

02/05/2024