A Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre) e prefeitos de oito municípios do Acre, participaram na manhã desta terça-feira, 25, de uma audiência de conciliação na Justiça Federal, para que a ação pública que determina fogo zero a partir de 2012 tenha prazo dilatado para adequação dos produtores rurais e das administrações estadual e municipal.
Segundo os administradores municipais, as dificuldades em promover a mecanização em algumas localidades do Estado impossibilitam que os produtores da agricultura familiar deixem de usar o fogo, como forma de limpar as áreas de cultivo. A proposta defendida pela CUT, Fetacre e que os prazos continuem abertos e a adequação seja gradativa com propostas do Governo do Estado e gestores municipais.
Os prefeitos e centrais sindicais defendem ainda, a ampliação das áreas de cultivo. Em conjunto, as prefeituras dos 22 municípios e entidades ligadas à questão ambiental, apresentaram um projeto de ampliação de um para dois hectares a área desmatada para cultivo dos produtores rurais. Os prefeitos dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, já formularam suas propostas sobre a questão das queimadas.
Participaram a audiência, representantes do MPE; PGE; Ibama; Incra; Imac; Asmac; Semeia; CUT e Fetacre. A audiência de conciliação foi presidida pelo juiz federal, Guilherme Michelázio. As autoridades ligadas a Justiça Federal pediram que as propostas com sugestões a ampliação do cumprimento do fogo zero seja apresentada pelo Governo do Acre e demais administrações municipais.
A decisão da Justiça Federal sairá depois da análise criteriosa das propostas dos órgãos públicos ligados a questão ambiental. Os prefeitos de Epitaciolândia; Tarauacá; Plácido de castro; Rodrigues Alves; Bujari; Assis Brasil; Mâncio Lima; Jordão e Sena Madureira, se comprometeram em elaborar propostas com base na realidade de seus municípios, levando em conta as dificuldades do poder público em relação à fiscalização e mecanização.
Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…