Menu

CUT, Fetacre e prefeitos de oito municípios pedem mais prazo para cumprimento do fogo zero

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre) e prefeitos de oito municípios do Acre, participaram na manhã desta terça-feira, 25, de uma audiência de conciliação na Justiça Federal, para que a ação pública que determina fogo zero a partir de 2012 tenha prazo dilatado para adequação dos produtores rurais e das administrações estadual e municipal.

Segundo os administradores municipais, as dificuldades em promover a mecanização em algumas localidades do Estado impossibilitam que os produtores da agricultura familiar deixem de usar o fogo, como forma de limpar as áreas de cultivo. A proposta defendida pela CUT, Fetacre e que os prazos continuem abertos e a adequação seja gradativa com propostas do Governo do Estado e gestores municipais.

Anúncio

Os prefeitos e centrais sindicais defendem ainda, a ampliação das áreas de cultivo. Em conjunto, as prefeituras dos 22 municípios e entidades ligadas à questão ambiental, apresentaram um projeto de ampliação de um para dois hectares a área desmatada para cultivo dos produtores rurais. Os prefeitos dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, já formularam suas propostas sobre a questão das queimadas.

Participaram a audiência, representantes do MPE; PGE; Ibama; Incra; Imac; Asmac; Semeia; CUT e Fetacre. A audiência de conciliação foi presidida pelo juiz federal, Guilherme Michelázio. As autoridades ligadas a Justiça Federal pediram que as propostas com sugestões a ampliação do cumprimento do fogo zero seja apresentada pelo Governo do Acre e demais administrações municipais.

A decisão da Justiça Federal sairá depois da análise criteriosa das propostas dos órgãos públicos ligados a questão ambiental. Os prefeitos de Epitaciolândia; Tarauacá; Plácido de castro; Rodrigues Alves; Bujari; Assis Brasil; Mâncio Lima; Jordão e Sena Madureira, se comprometeram em elaborar propostas com base na realidade de seus municípios, levando em conta as dificuldades do poder público em relação à fiscalização e mecanização.

Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.