Menu

Pesquisar
Close this search box.

Qualidade da telefonia e da internet na “Amazônia Legal” será discutida terça-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Comissão da Amazônia, Integração Nacinal e de Desenvolvimento Regional discutirá nesta terça-feira (25) a qualidade dos serviços de telecomunicações nos estados da Amazônia Legal. Foram convidados para participar da audiência, entre outras autoridades, os governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal. O principal questionamento a ser respondido durante a reunião é o fato de o serviço de telefonia e internet destes estados ser muito pior do que o do restante do País, de acordo com requerimento dos deputados Gladson Cameli (PP-AC) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC).


A deputada lembrou que os estados do Acre e de Rondônia, que dependem de uma única operadora de internet, são frequentemente surpreendidos pela queda da oferta do serviço, sendo o Acre a unidade federativa da região amazônica que mais tem sofrido por causa de panes. Interligados por fibra ótica e submersos ao longo da BR 364, estes cabos são vulneráveis às interpéries e intervenções humanas.

Anúncios


“Na era da globalização, é inconcebível que blecautes eletrônicos


paralisem órgãos governamentais, comércios, indústrias, escolas e dificultem a vida de milhares de usuários”, opina a deputada.


Gladson Cameli afirma que, ainda que a telefonia fixa esteja em estágio mais avançado, a região Norte apresenta médias muito inferiores à nacional em acessos móveis de operação e em densidade do serviço móvel pessoal.


“Esses fatos demonstram o quanto essa região vem sendo relegada pelas empresas prestadoras do serviço de telefonia móvel e internet no que se refere à política de investimentos, expansão e melhoria na prestação do serviço”, afirma.


Descumprimento de normas


Cameli conclui que é preciso que as prestadoras destes serviços melhorem sua oferta, passando a agir de acordo com as normas e regulamentos que regem o setor. A comissão, portanto, “deve cobrar maior efetividade dessas empresas para que o serviço seja realmente universalizado, prestado com a qualidade desejada e em todas as regiões do país”.


Foram convidados para participar da audiência como expositores, além dos governadores dos estados:


-o presidente da Anatel, Ronaldo Mota Sardenberg;


-o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Antônio José Domingues de Oliveira Santos;


– a diretora do Procon do Acre, Vanuza da Silva Lima Messias;


– o presidente da Companhia Telefônica Oi, Francisco Tosta Valim Filho;


-o presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antônio Carlos Valente;


– o presidente da operadora Claro, Carlos Zenteno;

Anúncios


– e o diretor-presidente da Tim Celular, Luca Luciani.


A reunião acontecerá a partir de 14 horas desta terça-feira (25) no plenário 15 das comissões.


Agencia Câmara


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido