A Comissão da Amazônia, Integração Nacinal e de Desenvolvimento Regional discutirá nesta terça-feira (25) a qualidade dos serviços de telecomunicações nos estados da Amazônia Legal. Foram convidados para participar da audiência, entre outras autoridades, os governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal. O principal questionamento a ser respondido durante a reunião é o fato de o serviço de telefonia e internet destes estados ser muito pior do que o do restante do País, de acordo com requerimento dos deputados Gladson Cameli (PP-AC) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC).
A deputada lembrou que os estados do Acre e de Rondônia, que dependem de uma única operadora de internet, são frequentemente surpreendidos pela queda da oferta do serviço, sendo o Acre a unidade federativa da região amazônica que mais tem sofrido por causa de panes. Interligados por fibra ótica e submersos ao longo da BR 364, estes cabos são vulneráveis às interpéries e intervenções humanas.
“Na era da globalização, é inconcebível que blecautes eletrônicos
paralisem órgãos governamentais, comércios, indústrias, escolas e dificultem a vida de milhares de usuários”, opina a deputada.
Gladson Cameli afirma que, ainda que a telefonia fixa esteja em estágio mais avançado, a região Norte apresenta médias muito inferiores à nacional em acessos móveis de operação e em densidade do serviço móvel pessoal.
“Esses fatos demonstram o quanto essa região vem sendo relegada pelas empresas prestadoras do serviço de telefonia móvel e internet no que se refere à política de investimentos, expansão e melhoria na prestação do serviço”, afirma.
Descumprimento de normas
Cameli conclui que é preciso que as prestadoras destes serviços melhorem sua oferta, passando a agir de acordo com as normas e regulamentos que regem o setor. A comissão, portanto, “deve cobrar maior efetividade dessas empresas para que o serviço seja realmente universalizado, prestado com a qualidade desejada e em todas as regiões do país”.
Foram convidados para participar da audiência como expositores, além dos governadores dos estados:
-o presidente da Anatel, Ronaldo Mota Sardenberg;
-o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Antônio José Domingues de Oliveira Santos;
– a diretora do Procon do Acre, Vanuza da Silva Lima Messias;
– o presidente da Companhia Telefônica Oi, Francisco Tosta Valim Filho;
-o presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antônio Carlos Valente;
– o presidente da operadora Claro, Carlos Zenteno;
– e o diretor-presidente da Tim Celular, Luca Luciani.
A reunião acontecerá a partir de 14 horas desta terça-feira (25) no plenário 15 das comissões.
Agencia Câmara