Conecte-se agora

Ingerência do PT derruba superintendente da Pesca no Acre

Publicado

em

No momento em que o Governo do Estado anunciou a previsão de um investimento de cerca de R$ 23 milhões no setor de piscicultura acreana nos próximos três anos, uma baixa foi registrada na manhã desta segunda-feira, 24, ao ser anunciada a exoneração do superintendente federal de Aquicultura e Pesca,  Samy Pinheiro de Moura.

Há nove anos frente ao Ministério, trabalhando junto a oito mil famílias de pescadores artesanais e aquicultores familiares, Samy está no cargo há nove anos, época da criação do ministério pelo então presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Profundo conhecedor da área, Pinheiro tornou-se liderança  conceituada não apenas pela comunidade pesqueira e aquícola, mas também por várias autoridades estaduais e nacionais, tendo seu trabalho reconhecido por todos os ministros da Pesca como José Fritz, Altemir Gregolin, Idelli  Salvatti e Luís Sérgio.

Sua saída do ministério trata-se de uma decisão meramente política pelo fato do cargo ocupado por Samy pertencer ao Partido Progressista (PP) desde a época do ex-deputado federal, João Total.

O cargo permanecia até hoje sob o comando do PP, através do deputado federal Gladson Cameli, que tem trabalhado em Brasília usando as justificativas de competência, responsabilidade e conhecimento de Samy na área.

No entanto, os argumentos de Cameli não derrubaram os interesses e retaliações políticas, coordenadas pelo Partido dos Trabalhadores através dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz e dos deputados federais Taumaturgo Lima e Sibá Machado, além do governador Tião Viana, que usou sua total influência junto a Casa Civil.

O cargo de Samy será assumido pelo auditor fiscal do Ministério do Trabalho no Acre, Manoel Quintela, militante orgânico do Partido dos Trabalhadores no Acre.

Sua indicação saiu diretamente do gabinete do governador Tião Viana e do senador Jorge Viana.

Ainda pela manhã, ele recebeu inúmeros telefonemas de vários técnicos do Ministério da Pesca e ainda de várias regiões do país.

Exoneração de Samy revolta presidentes de colônias de pescadores
No Acre, vários presidentes de c olônias de pescadores se manifestaram contra a saída de Samy  Pinheiro do ministério, entre eles o presidente da colônia dos pescadores de Cruzeiro do sul, Elenildo Nascimento,  que atribui a decisão a uma perseguição política do PT .

“O que estão fazendo com os pescadores do Acre é uma covardia, pois antes ninguém respeitava pescador no Acre. Nós éramos conhecidos como cachaceiros e caloteiros, e depois que o Samy resgatou nossa dignidade e o nosso respeito todo mundo quer ser o pai desta criança”, disse ele, indignado.

Da mesma forma, os presidentes de colônias de Sena Madureira, Plácido de Castro, Brasiléia, Assis Brasil, Rio Branco, Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues,  Marechal Taumaturgo , Porto Walter, Porto Acre, Manoel Urbano, lamentaram a exoneração, ameaçando fazer um manifesto em Rio Branco contra a saída de Samy  do cargo.

Samy Pinheiro se despediu hoje mesmo de vários líderes da categoria e agradeceu a parceria e o trabalho realizado para dar dignidade e respeito às milhares de famílias de pescadores acreanos.

Ouvido pela reportagem, Samy Pinheiro confirmou sua saída e disse que permanecerá no setor, já que detém conhecimento e tem construído um trabalho honrado e produtivo juntamente com todos os membros da categoria no Acre.

“Sou aquicultor. Conheço minha área e não entrei neste setor apenas por indicação política, mas porque tenho conhecimento e competência para assumir qualquer cargo ligado a piscicultura e aqüicultura, além de qualquer outra atividade pesqueira, e o trabalho realizado por mim e minha equipe ao longo destes nove anos resgatou o Acre para as condições favoráveis em que se encontra atualmente o setor pesqueiro e aquícola para os investimentos anunciados Brasil afora”, disse Samy.

Da redação de ac24horas
Rio Branco, Acre 

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Bezerro de 200 kg cai em poço e é resgatados pelos bombeiros

Publicado

em

Um bezerro pesando aproximadamente 200 quilos caiu num poço com mais de 2 metros de profundidade nesse sábado (19). A equipe de salvamento do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar o animal.

O poço fica localizado numa propriedade rural situada no ramal do Moreira, no quilômetro 2, do bairro Santa Maria.

Segundo os bombeiros, para a retirada do animal, foi utilizado o sistema de multiplicação de forças 4×1, que serve para dividir o peso do animal, que tinha cerca de 200 kg, facilitando a puxada.

A operação de resgate durou cerca de 50 minutos. O animal foi retirado com vida e entregue aos cuidados do proprietário que estava no local.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Acre deve receber quase 20 mil doses de vacinas na segunda-feira

Publicado

em

O Ministério da Saúde informou o envio de mais um lote de vacinas contra a covid-19 ao Estado do Acre. A chegada está prevista para segunda-feira (21).

Segundo informações do órgão federal, são 19.250 doses da AstraZeneca, imunizante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A previsão é que as vacinas desembarquem no Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco, às 14h10.

O novo lote deve acelerar o ritmo de imunização na capital. Atualmente, Rio Branco está vacinando o público em geral a partir de 38 anos neste domingo (20), no Ginásio do Sesi, Manoel Julião. O mutirão começou às 8h e vai até às 22h.

Continuar lendo

Acre

Sargento diz que formar trisal não é crime: “crime é bater na mulher”

Publicado

em

Durante entrevista concedida ao Cipódcast na noite desse sábado, 19, transmitida nas redes sociais do ac24horas, o Sargento Paz, da Polícia Militar, comentou o relacionamento dos sargentos acreanos que já eram casados e decidiram formar um trisal em Brasileia.

Os sargentos são colegas de farda de Sargento Paz, que comentou a reação após a divulgação do relacionamento a três. “Toda hora tem algum comentário [sobre o trisal] na rua. Um dia desses estava no quilômetro 80 da Transacreana quando um açougueiro me parou e perguntou: sargento o que é um trisal?”, disse.

Para Paz, relacionamentos a três já existem desde os primórdios, porém muita gente não legalizou. “Nery é o primeiro infante de guerra, então está recebendo muita crítica. Mas ele está criando jurisprudência no Brasil”, pontua.

O colega de farda ainda parabenizou sargento Nery, que forma o trisal do Acre. “É um bom pai, um bom marido, bom policial. Não é crime [o trisal], crime é usar drogas e bater na mulher”. Ao final, Paz brincou: “se fosse comigo, seria o ‘quintasal’. Seria uma loura, uma ruiva, uma negrona e uma oriental. Aí sim”.

Assista a entrevista completa:

video

Continuar lendo

Acre

Socorro Neri confirma saída do PSB: “Estamos em projetos divergentes”

Publicado

em

A secretária de educação, Socorro Neri, usou as redes sociais na noite de sábado (19) para confirmar que deixará o Partido Social Brasileiro (PSB) por questões políticas.

No entanto, apesar dos rumores, Neri descarta ida ao Partido Progressistas. “Informo que solicitarei minha desfiliação ao PSB e esclareço ser falsa a notícia de que me filiarei ao Progressistas”, declarou.

A gestora destacou que devido às movimentações políticas da sigla, ela e o partido estão em ‘projetos divergentes’.

Um dos motivos de sua saída da sigla é que Neri deseja retribuir o apoio dado pelo governador Gladson Cameli nas eleições municipais de 2020. “Enquanto o partido se movimenta para o lançamento de candidatura ao governo em 2022, é pública a minha decisão de retribuir o apoio que recebi do Governador Gladson Cameli na campanha à prefeitura de Rio Branco”, explicou.

Por fim, a secretária frisou que no início da próxima semana visitará os dirigentes do PSB para agradecer pessoalmente a acolhida nos últimos cinco anos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas