Menu

Pacientes renais e transplantados vão recorrer ao MPE para garantir medicamento de sobrevivência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A presidente da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados do Acre, Berenice Sales, denunciou hoje ao Ministério Público Estadual, a  omissão da Secretaria de Saúde do Estado, no processo para a compra do medicamento CINACALCET 30mg, indicado para equilibrar a taxa de hormônio (PTH)  e regular o cálcio e o fósforo no organismo dos pacientes que realizam a hemodiálise.

Segundo ela, desde janeiro que a Associação cobra junto á SESACRE a compra do medicamento que é vital para garantir a sobrevivência de pacientes renais crônicos, mas até hoje o processo para solicitação da compra do primeiro lote sequer foi apreciado pela diretoria de compras.

Anúncio

Segundo Berenice, mais da metade dos duzentos e dez pacientes que fazem o tratamento necessitam do medicamento, que custa na rede particular algo em torno de R$ 600, cada caixa com trinta comprimidos, mas nenhuma farmácia do Acre  comercializa o produto.

Ela contou ainda que recentemente esteve reunida com a equipe da Secretaria de Saúde para tentar sensibilizar o governo quanto a necessidade da compra e distribuição do medicamento, mas percebeu que existe um jogo de empurra-empurra entre a Secretaria de Saúde e o Hospital das Clínicas, a antiga Fundhacre, onde funciona o setor de nefrologia.

“A nossa paciência acabou. Não dá pra esperar até morrer. Desde o início do ano a gente ta nessa batalha e eles (sessacre) vem enrolando a gente. Agora iremos acionar o Ministério Público e denunciar esse descaso, esse abuso”, desabafou.

Na Secretaria de Saúde, uma das assessoras da secretária Suely Melo, que atende pelo nome de  Miralice falou que a responsabilidade pela compra do medicamento é da Fundhacre. Ela afirmou que tinha conhecimento da situação,  mas que não poderia se pronunciar a respeito, sugerindo que fosse acionada a assessoria de imprensa da SESSACRE.

Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com
De Rio Branco para o AC24horas.com

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.