Menu

Desde 2008, estudo científico de mestrado de Pós-Graduação da Ufac desaconselha Manejo Florestal em Antimary

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um estudo de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPG-MDR) da Universidade Federal do Acre, realizado por Maria do Perpétuo Socorro Alves da Fonseca em 2008 na Floresta Estadual do Antimary desaconselha o Manejo Florestal na reserva. O documento foi disponibilizado essa semana pelo site da Ufac.

O objetivo do estudo foi o de revelar a percepção dos habitantes de uma floresta pública manejada por empresas privadas, sobre os benefícios ambientais, sociais e econômicos, advindos da certificação, Forest Stewardship Council (FSC).

Anúncio

A pesquisadora utilizou-se de estudo de caso coletando dados primários diretamente junto à população da Floresta do Antimary revelando como fato ‘inédito’ a exploração de floresta pública por empresas privadas.

O estudo afirma que o Governo do Acre criou entre as populações tradicionais um elemento novo, os vendedores de árvores – os moradores da floresta – que recebem pagamento por árvores extraídas de suas colocações e com o excedente teriam investido na pecuária, atividade que ajudaria ainda mais na devastação das matas.

O estudo assegura que os moradores da Floresta Estadual do Antimary seriam “desprovidos do conceito de sustentabilidade” e não perceberiam “como positivos os impactos da certificação florestal”.

O último parágrafo da conclusão afirma: “Baseado na experiência da FEA [Floresta Estadual do Antimary] este estudo não recomenda a aplicação de manejo florestal, na modalidade empresarial em floresta pública com população.

É possível que o ineditismo dessa modalidade de exploração de florestas públicas criada pelo Governo do Acre explique o porquê de justamente o Governo de Jorge Viana liderar os números de devastação do Estado, registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) desde 1987.

Edmilson Alves, de RioBranco-Ac
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.