Daniel Acelino Serra [foto], sobrinho do Mestre Irineu, fundador da Doutrina do Daime, faleceu por volta de 1h30 desta quarta-feira (19), no Hospital Português, em São Luiz do Maranhão. Ele lutava contra uma forte crise de diabetes.
Daniel retornou após 50 anos vivendo no Acre para o Estado do Maranhão, com a missão de fundar na unidade federativa, uma Igreja do Daime. Maranhão, terra natal do Mestre Irineu era a única cidade que não tinha uma referência dos trabalhos da doutrina fundada pelo maranhense na década de 30.
Os encontros passaram a ser realizados em diversos locais na Ilha de São Luís, enquanto era edificada a igreja do CICEBRIS – Centro de Iluminação Cristã Estrela Brilhante Raimundo Irineu Serra. O sonho do sobrinho do Mestre chegou a ser realizado. Daniel deixa a Igreja com mais de 40 fardados, entre eles, descendentes da família Serra que passaram a conhecer o Daime após o seU retorno ao estado do Maranhão.
Daniel Arcelino Serra era filho de Maria Serra (Dona Cota), irmã mais nova do Mestre Irineu. Ele nasceu em São Vicente Férrer quando a mãe ainda era solteira, foi criado toda a sua infância pela avó materna, Dona Joanna d´Assunção Serra. Dela possui muitas vívidas recordações, tanto das orações que rezava quanto dos “causos” que gostava de contar, e foi testemunha do carinho que a mãe do Mestre Irineu sempre manifestou em relação a seu filho primogênito de quem não teve notícias por tantos anos.
Daniel está sendo velado na Igreja que fundou onde será sepultado após o ritual seguido pelas comunidades da Doutrina.
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
[email protected]