Categories: Acre

PT divulga nota “pela unidade” sem a participação de PCdoB e PV

Por
Roberto Vaz

Depois da investida da deputada federal Antonia Lúcia (PSC), que em uma única manobra conseguiu tirar dois partidos da Frente Popular, o racha da coligação parece iminente. O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou no início da noite desta quinta-feira, 13, mais uma nota “pela unidade”, desta vez sem a participação de PCdoB e PV, que ameaçam lançar candidaturas próprias a prefeitura de Rio Branco.


O clima não é dos mais amenos dentro da coligação. Os longos anos de mando do PT dentro da FPA têm causado mal estar, principalmente quando o assunto é a escolha de chapa majoritária. Nos 12 anos de poder a frente ao governo do Estado e, nos oito de administração da prefeitura de Rio Branco, os demais partidos da coligação atuaram sempre como coadjuvantes do PT, que ocupou sempre o cargo principal.


Nos últimos meses os dirigentes do PT emitiram três notas. Na primeira, mesmo constando a sigla do PV, os dirigentes verdes desautorizaram que o nome do partido fosse incluído no comunicado oficial da FPA. Já na segunda nota, o PV resolveu voltar atrás e assinar o documento em apoio à permanência do PT como o partido que comandaria a escolha do candidato a prefeitura de Rio Branco. Nesta última, PCdoB, PV e PTC foram excluídos.


Ao final da nota, mesmo sem admitir que, PV ou PCdoB possam indicar o candidato da cabeça da chapa majoritária a prefeitura da capital, o governador Tião Viana (PT) e o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT),  acreditam que os partidos rebeldes possam voltar a integrar a Frente Popular e trabalhar pelo escolhido do Partido dos Trabalhadores.


Nos últimos dias os dirigentes da FPA intensificaram as aparições do engenheiro Marcus Alexandre, que é apontado nos bastidores como o ungido de Tião Viana e de Gilberto Siqueira, o homem que trouxe o engenheiro para o Acre.


A reportagem falou com o líder do governo, Moisés Diniz (PCdoB), que demonstrou surpresa com a divulgação da nota. O comunista afirmou que não sabia que a nota intitulada: Nota pela unidade da Frente Popular seria divulgada pela assessoria do Partido dos Trabalhadores. “Não sei do que se trata nem fui comunicado sobre a divulgação de tal material”, disse Moisés Diniz, lembrando que o fato seria um prato cheio para os partidos de oposição.


A presidente do Partido Verde (PV), Shirley Torres, não foi localizada para apresentar sua versão sobre a nota “pela unidade”, divulgada pelos cardeais do PT.


Abaixo a íntegra da nota divulgada pelo PT, no início da noite desta quinta-feira, 13.


Nota pela unidade da Frente Popular


Desde o seu início, a Frente Popular do Acre trouxe como marca principal a unidade na construção de uma política comprometida com os anseios e sonhos da população do Estado.


Essa unidade permitiu transformar sonhos em realidade, superar obstáculos, romper barreira e construir esperanças a partir de políticas públicas


Agora, nos preparamos para um novo processo eleitoral que irá definir os prefeitos e vereadores dos nossos municípios. Como sempre fizemos, iniciamos debates para preservarmos o patrimônio que nos unifica intocado.


A Frente Popular do Acre tem a marca da democracia e da amplitude. Por isso, conseguiu construir um capital político que lhe legitima para estar no quarto mandato à frente do Governo do Estado, a dois na prefeitura de Rio Branco e na maioria dos municípios e segue avançando com profundas transformações na vida do nosso povo.


Nesse sentimento de unidade e responsabilidade política, reconhecemos no governador Tião Viana e no prefeito Raimundo Angelim lideranças legítimas e capazes de conduzir o debate na FPA para a escolha do melhor candidato a ser apresentado para o povo de Rio Branco, e por isso os constituímos coordenadores deste processo.


Reconhecemos também que o Partido dos Trabalhadores tem legitimidade e história política para reivindicar a candidatura a prefeito pela Frente Popular. E, sobretudo, acreditamos que o PT fará seu debate interno de forma responsável e apresentará seu melhor nome para a disputa eleitoral de 2012. Confiamos também que o PCdoB e o PV, históricos aliados de primeira hora e importantes construtores desse processo, reflitam e sigam sempre com a frente.


PRP, PSDC, PTN, PSB, PDT, PR, PTB, PRB e PT


Escrito por Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Destaque 1

Famílias garantem que só saem da entrada da Aleac com garantia de habitação

Famílias que se instalaram no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em…

25/11/2024
  • Televisão

Detonou? Neymar rebate fala polêmica do ex-BBB Fred Bruno

O jogador de futebol Neymar Jr. foi detonado pelo ex-BBB Fred Bruno, conhecido como Fred…

25/11/2024
  • Acre 01

Familiares de jovem morto com facada no peito protestam pela prisão do acusado

Familiares do jovem Mikael Diniz Moura, 20 anos, assassinado com uma facada no peito na…

25/11/2024
  • Acre 01

Governo Lula destinará R$ 4,5 bilhões para bioceânica que passará pelo Acre

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, ganhou destaque na recente reunião entre as equipes dos…

25/11/2024
  • Extra Total

TCE dá 180 dias para prefeitos do Acre apresentarem plano de resíduos sólidos

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC) notificaram prefeitos de 20 municípios do…

25/11/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

PRF prende homem em operação na BR-364, em Rio Branco

Durante uma operação de fiscalização de trânsito e combate ao crime realizada no último sábado…

25/11/2024