Menu

Caos na saúde é refletido por denúncias ao Ministério Público do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A promotoria especializada de defesa da saúde instaurou vários procedimentos administrativos que demonstram entre outras coisas, como anda a saúde do Estado. A população resolveu colocar a boca no trombone e busca no Ministério Público os reparos para suas necessidades que vão desde a falta de medicamentos até a realização de cirurgias no Hospital das Clinicas. Visitas técnicas feitas por profissionais do órgão investigador já constataram a existência de máquinas quebradas. O Ministério Público Estadual averigua casos de negligência médica.

Em um dos relatórios que a reportagem teve acesso ficou constatado que as duas máquinas de autoclave do Hospital das Clinicas estavam quebradas. As máquinas servem para fazer a esterilização de todo o material utilizado dentro da Unidade pelos profissionais da saúde. O mais grave é apontado no mesmo relatório, duas máquinas que foram doadas ao Estado, encontram-se sem funcionamento por falta de técnicos capacitados e do manual de instruções. Segundo o Ministério Público Estadual, a direção do hospital desconhece o doador das unidades.

Anúncio

Mas a promotoria do Ministério Público amplia seu leque investigatório. Ela quer saber também da secretaria de saúde, por que tantos pacientes formam filas para fazer o exame médico de Estudo Urodinâmico no Hospital das Clinicas. Além disso, o órgão solicitou informações a respeito da demanda desse tipo de exame.

Outra denúncia grave que vem sendo objeto investigatório é do senhor Emer de Oliveira Pinheiro Sales. Ele afirma que há conduta irregular dos diretores da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – UNACOM – Hospital do Câncer. A suspeita é que a unidade não esteja adequada de acordo ao RDC/ANVISA. O promotor Glaucio Ney Shiroma Oshiro solicitou informações junto a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Associação Brasileira de Física Médica.

Duas matérias que foram divulgadas pela reportagem também estão sendo alvos de investigação. A primeira que informou o acúmulo de mais de cinco mil exames na CECON para prevenção do câncer de colo uterino, divulgada no dia 07 de setembro; a segunda, da dificuldade de acesso a consultas médicas na área de otorrinolaringologia, divulgada dia 21 de agosto.

O Superintende do Hospital das Clinicas, o fisioterapeuta Carlos Eduardo Alves é um dos homens de confiança do governador Tião Viana. A instituição passou por uma reestruturação que durou cerca de seis anos e que custou aos cofres públicos, mais de R$ 30 milhões. A obra foi inaugurada ainda na administração do ex-governador Binho Marques, do PT, mergulhada em um dos maiores escândalos da história, o da UTI no Ar que ainda é alvo de investigação do Ministério Público pelo desvio comprovado de R$ 1 milhão.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.