Menu

“Brasileirinhos Saudáveis”, Rio Branco participa de projeto piloto do Ministério da Saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Rio Branco realiza durante todo o dia de hoje, 14, no auditório do Centro de Educação Profissional Campos Pereira, a oficina “Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis”. O encontro conta com a participação de coordenadores de creches, diretores de escolas e equipe técnica da secretaria Municipal de Educação.


O objetivo do projeto “Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis” é a construção de uma estratégia integrada de promoção e atenção no campo materno-infantil (especialmente  às crianças de 0 a 6 anos) para garantir a todos os brasileiros, qualidade de vida desde os primeiros anos de vida, estimulando suas competências e habilidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais, através de novas ofertas de cuidado aliadas às tradicionais dirigidas a mulheres e crianças, com a perspectiva de além da sobrevivência, trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento integral da criança.

Publicidade

Rio Branco foi escolhida juntamente com outras três capitais para a implementação do projeto – piloto “Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis”. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), cujo objetivo é criar um conjunto de esforços em todo o País para a articulação, interação e desenvolvimento de ações voltadas para a saúde da mulher e de crianças até seis anos.


“Rio Branco já desenvolve há muito tempo programas voltados para a primeira infância, mas ainda de forma muito setorizada. Com a implantação da estratégia brasileirinhas e brasileirinhos saudáveis buscamos fortalecer de forma matricial e integrada as ações que o município de Rio Branco já desenvolve. Priorizando as crianças teremos garantido o presente e o futuro de nossa Capital”, destacou o secretário Municipal de Educação, Márcio Batista.


O Município desenvolve diversas ações voltadas para as crianças e as mães. Entre elas podemos citar as hortas comunitárias, o restaurante popular, as lavanderias comunitárias e o Clube do Talento. Como resultado desse empenho, em 2008, o prefeito Raimundo Angelim recebeu o título Destaque Nacional como Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq.


A partir das discussões, o município de Rio Branco pretende implementar o “Plano Municipal de Proteção à Primeira Infância”. O plano está alicerçado em três pontos: saúde, assistência social e educação. Segundo o secretário Municipal de Educação, Márcio Batista, “essa construção intersetorial é fruto da compreensão de que a atenção primária, a assistência social e a educação convergem para ações que garantam os direitos, a saúde e o desenvolvimento das crianças para a vida”, salientou.


A oficina está sendo ministrada pelo professor dr. Vital Didonet. Didonet atua na área de políticas públicas de educação, é assessor da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep), é membro do Conselho Técnico do Programa “A primeira Infância vem Primeiro”, da fundação Abrinq e foi coordenador de educação pré-escolar do Ministério da Educação.


Assessoria da PMRB


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido