O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) divulgou nesta terça-feira (11) dados sobre a evolução do comércio varejista do pais. Em agosto, o setor apresentou variação de -0,4% para o volume de vendas, na relação mês/mês anterior com ajuste sazonal, indicando uma desaceleração no setor, com o segundo resultado negativo do ano (o primeiro foi em abril) resultando na interrupção de um trimestre de crescimento em volume de vendas.
Mas quando comparado ao mesmo período do ano passado, todos os Estados têm resultados positivos e crescimento substancial. O Acre marcou crescimento de 11,1% e registrou o quarto melhor desempenho.
Todas as atividades do varejo obtiveram aumentos no volume de vendas, cujas taxas, por ordem de importância no resultado global, foram às seguintes: 16,9% para Móveis e eletrodomésticos; 3,7% para Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; 9,3% para Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; 25,3% para Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; 1,7% em Outros artigos de uso pessoal e doméstico; 1,6% em Combustíveis e lubrificantes; 0,9% em Tecidos, vestuário e calçados e 5,2% em Livros, jornais, revistas e papelaria.
Melhores desempenhos:
1º – Tocantins (22,5%);
2º – Rondônia (13,7%);
3º – Espírito Santo (11,3%);
4º – Acre (11,1%);
5º – Roraima (10,6%);
6º – Rio Grande do Norte (10,2%)
Edmilson Alves com informações do IBGE
[email protected]
Redação de ac24horas