O senador Sérgio Petecão [PSD] cumpriu o que prometeu e entregou durante missão diplomática na 66º Assembleia da ONU, em Nova Iorque o “vídeo documentário” produzido pela assessoria do deputado estadual Major Rocha, contando a verdadeira operação de retirada de madeira da Reserva de Floresta Estadual do Antimary. O material foi entregue ontem, ao ambientalista Al Gore, ex-vice presidente [na administração de Bill Clinton].
Al Gore é um activista ecológico, tendo escrito dois livros, A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano e Uma verdade inconveniente. Em 2006, lançou An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), documentário sobre mudanças climáticas, mais especificamente sobre o aquecimento global, o qual se sagrou vencedor do oscar de melhor documentário em 2007.
– Nossa idéia é mostrar para ele que pouca coisa séria tem sido feita por essa turma em defesa da floresta -, disse.
Pelo facebook o senador acriano disse que a reunião está sendo marcada pelas discussões sobre a conjuntura econômica mundial e as medidas que podem ser tomadas para enfrentar a crise mundial. Ainda segundo Petecão, “assuntos ambientais também estão sendo tratados”, acrescentou.
– É uma pena que o mundo esteja passando por uma crise tão grande como essa. É a hora das grandes nações darem as mãos para que possamos diminuir os efeitos trágicos dessa crise – , disse Petecão.
O vídeo tem 27 minutos e retrata como foi feita a investigação dentro da Floresta Estadual do Antimary [FEA] com depoimentos dos produtores inseridos no projeto que detalham entre outros fatos: que as famílias tradicionais não tem participação na gestão do Antimary regulamentado em lei e nos princípios básicos de certificação.
Ainda de acordo as declarações gravadas, a gestão da FEA pela Secretaria de Estado de Floresta evidencia o favorecimento da empresa Laminados Triunfo. O deputado Rocha, do PSDB, vem denunciando a venda de Madeira pela Secretaria de Estado de Floresta sem licitação. Segundo documentos mostrados por ele, a Empresa Laminados Triunfo explorou 2.000ha (2009 – 2010) de floresta em pé antes de sua destinação para a comunidade. Há declarações de calotes dados pela referida empresa.
– Os fatos mostram que a SEF nunca realizou o acompanhamento da exploração florestal, pois os engenheiros da SEF e técnicos eram proibidos de participarem da exploração florestal ficando a cargo apenas dos engenheiros e técnicos da Laminados Triunfo –, afirma o deputado Rocha.
LEIA TAMBÉM:
>>> Governo de Jorge Viana registra maior desmatamento de florestas; Binho Marques o menor
>>> Osmarino desabafa e pede o fim da política de manejo que tira o seringueiro da floresta
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com
Influenciada pelo nível alto de juros, a Dívida Pública Federal (DPF) subiu em novembro e…
Na última segunda-feira, 23, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o…
O Governo do Acre realizou na sede da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp),…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publica um decreto presidencial nos próximos dias…
O deputado federal Eduardo Velloso (UB) encaminhou nesta quinta-feira, 26, um ofício ao ministro das…
As pessoas que ainda não enviaram propostas, votaram em metas sugeridas ou contribuíram com o…