Os vereadores Sargento Vieira (PPS) e Juracy Nogueira (PP), que estiveram recentemente na cidade de Goiânia, denunciaram no grande expediente da Câmara Municipal de hoje (11), a morte em série de pacientes acrianos enviados pelo Tratamento Fora de Domicílio [TFD] para o Hospital Monte Sinai, localizado na Rua Paisandu, bairro Ipiranga, no Estado de Goiás.
– Só de pacientes encaminhados para fazer angioplastia foram cinco que morreram somente no mês de setembro. Os acrianos passam por todo o tipo de necessidades desde a fome porque não tem dinheiro suficiente para ficar todo o tempo de tratamento até a angustia de ver seus parentes entrarem bons e saírem dentro de um caixão – disse Vieira.
O discurso do vereador ganhou coro do presidente da Casa, vereador Juracy Nogueira. Ele esteve no mesmo hospital acompanhando o tratamento de sua tia que foi a óbito. Juracy chamou a unidade hospitalar de “abatedouro de humanos”.
– O clamor é geral e tem pacientes que quando sabem que foram encaminhados para este hospital, desistem de fazer o tratamento – completou Juracy.
A reportagem entrou em contato com a gerente do TFD no Acre, Ediná Monteiro. Ela explicou que a competência do departamento é somente de cadastrar o paciente no sistema. “O encaminhamento é feito pelo Ministério da Saúde”, respondeu.
Ediná ficou de fazer um levantamento para verificar se procedem as informações de um número de óbitos além do que é considerado normal, principalmente no setor de cardiologia. Ela não entrou no mérito técnico e disse que somente um profissional da área poderia falar sobre o assunto.
A reportagem ligou as 13h16 para o Hospital Monte Sinai. A telefonista não localizou a administradora. Às 14h31 em nova ligação, novamente, a atendente de nome Denize disse que não localizou a administradora, desta vez, identificando-a como Nilza. A atendente garantiu retornar o telefonema no momento de localizar a administração da unidade de saúde.
Assessoria de imprensa da Saúde diz que houve apenas duas mortes no Monte Sinai
A assessoria de imprensa da secretaria de saúde do Estado disse que em levantamento feito pela gerência do TFD no Acre, não se constatou o óbito de cinco pessoas no Hospital Monte Sinai como falou na tribuna da Câmara, o vereador Vieira (PPS) e reforçou o presidente da Câmara, vereador Juracy Nogueira (PP).
– De acordo com levantamento só houveram duas mortes e nenhuma delas foi no mês de setembro – disse Surama Chall.
Ainda de acordo com a assessora, não procedem a informação de que os pacientes passam necessidades. A jornalista informou que os pacientes saem do Acre e recebem apoio de instituições em Goiânia. Embora tenha sido bastante incisiva, não foram disponibilizados cópias dos relatórios de óbitos do TFD como solicitado.
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com
Com o falecimento do ex-deputado federal Flaviano Melo, o MDB está enfrentando um momento crucial…
A influencer manauara Thaís Oliveira recebeu uma enxurrada de críticas após um vídeo em que…
O filme Ainda Estou Aqui ganhou destaque no Brasil e no mundo. Em publicação compartilhada…
Alex Vieira Ferreira, de 25 anos, foi gravemente ferido com uma facada na noite deste…
Rossicley Feitosa da Silva, de 31 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na…
O governador Gladson Cameli (Progressistas) oficializou nesta segunda-feira, 25, o decreto que reestrutura a composição…