Categories: Acre

Vereadores denunciam mortes de acrianos em série no Hospital Monte Sinai em Goiânia

Por
Roberto Gaz

Os vereadores Sargento Vieira (PPS) e Juracy Nogueira (PP), que estiveram recentemente na cidade de Goiânia, denunciaram no grande expediente da Câmara Municipal de hoje (11), a morte em série de pacientes acrianos enviados pelo Tratamento Fora de Domicílio [TFD] para o Hospital Monte Sinai, localizado na Rua Paisandu, bairro Ipiranga, no Estado de Goiás.


– Só de pacientes encaminhados para fazer angioplastia foram cinco que morreram somente no mês de setembro. Os acrianos passam por todo o tipo de necessidades desde a fome porque não tem dinheiro suficiente para ficar todo o tempo de tratamento até a angustia de ver seus parentes entrarem bons e saírem dentro de um caixão – disse Vieira.


O discurso do vereador ganhou coro do presidente da Casa, vereador Juracy Nogueira. Ele esteve no mesmo hospital acompanhando o tratamento de sua tia que foi a óbito. Juracy chamou a unidade hospitalar de “abatedouro de humanos”.


– O clamor é geral e tem pacientes que quando sabem que foram encaminhados para este hospital, desistem de fazer o tratamento – completou Juracy.


A reportagem entrou em contato com a gerente do TFD no Acre, Ediná Monteiro. Ela explicou que a competência do departamento é somente de cadastrar o paciente no sistema. “O encaminhamento é feito pelo Ministério da Saúde”, respondeu.


Ediná ficou de fazer um levantamento para verificar se procedem as informações de um número de óbitos além do que é considerado normal, principalmente no setor de cardiologia. Ela não entrou no mérito técnico e disse que somente um profissional da área poderia falar sobre o assunto.


A reportagem ligou as 13h16 para o Hospital Monte Sinai. A telefonista não localizou a administradora. Às 14h31 em nova ligação, novamente, a atendente de nome Denize disse que não localizou a administradora, desta vez, identificando-a como Nilza. A atendente garantiu retornar o telefonema no momento de localizar a administração da unidade de saúde.


Assessoria de imprensa da Saúde diz que houve apenas duas mortes no Monte Sinai
A assessoria de imprensa da secretaria de saúde do Estado disse que em levantamento feito pela gerência do TFD no Acre, não se constatou o óbito de cinco pessoas no Hospital Monte Sinai como falou na tribuna da Câmara, o vereador Vieira (PPS) e reforçou o presidente da Câmara, vereador Juracy Nogueira (PP).


– De acordo com levantamento só houveram duas mortes e nenhuma delas foi no mês de setembro – disse Surama Chall.


Ainda de acordo com a assessora, não procedem a informação de que os pacientes passam necessidades. A jornalista informou que os pacientes saem do Acre e recebem apoio de instituições em Goiânia. Embora tenha sido bastante incisiva, não foram disponibilizados cópias dos relatórios de óbitos do TFD como solicitado.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Share
Por
Roberto Gaz

Últimas Notícias

  • Famosos

Polícia conclui investigação sobre morte de Nahim; saiba o que diz o laudo

A Polícia Civil concluiu a investigação sobre a morte do cantor Nahim (1952-2024). De acordo…

30/08/2024
  • Cotidiano

MPE reforça transparência na venda de combustíveis durante eleição no Acre

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu uma recomendação conjunta aos proprietários de postos de combustíveis…

30/08/2024
  • Blog do Crica
  • Editorial

Mulheres que orgulham

SUBIR OS DEGRAUS profissionais na vida, sempre foi mais difícil para as mulheres. Houve avanço,…

30/08/2024
  • Juruá

Primeiro programa eleitoral de Zequinha tem força de populares em Cruzeiro do Sul

“O Zequinha é Cruzeiro sempre. Ele mora aqui e não chegou só agora para disputar…

30/08/2024
  • Televisão

Viúva deixa mansão de Silvio Santos em São Paulo: saiba o motivo

Íris Abravanel, viúva de Silvio Santos, está se mudando da mansão que compartilhava com o…

30/08/2024
  • Nacional
  • Notícias

Moraes determina suspensão da rede social X no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (30) a…

30/08/2024