Categories: Acre

Antônia Lúcia diz que contratação de dativos vai à contramão do fortalecimento da Defensoria Pública

Published by
Roberto Vaz

A Presidente da Frente Parlamentar de Apoio e Fortalecimento das Defensorias Públicas da União e dos Estados, deputada federal, Antônia Lúcia (PSC-AC), questionou a decisão de contratar advogados dativos para suprir as necessidades da Defensoria Pública do Acre. De acordo com a parlamentar, a decisão vai à contramão do processo de fortalecimento da instituição de defesa das pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado.


Antônia Lúcia enviou ofícios ao governador Tião Viana (PT); ao presidente da Aleac, deputado Élson Santiago (PP); ao presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT); ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB) e para o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, pedindo uma analise para possibilidade de reverter à contração de advogados dativos.


“A decisão da contratação de advocacia dativa para o atendimento aos mais carentes de nossa população, em detrimento dos serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado, vai ã contramão do processo de fortalecimento da instituição. A política correta do Governo do Estado seria a realização de concurso público emergencial para a contratação de Defensores Públicos”, afirma Antônia Lúcia.


Segundo a deputada, existem 11 vagas abertas, sendo 10 vagas desde o ano de 2009. “O problema não é recente. A questão da falta de defensores vem desde 2009. O convênio da Advocacia dativa não deveria ter prosseguimento levando em consideração  três motivos principais: a Constituição Federal, o custo elevado dos dativos e a incerteza de uma atendimento qualificado”, destaca a parlamentar.


Para Antônia Lúcia, a Constituição Federal é taxativa, em seu artigo 5° que o estado prestará assistência jurídica integral e gratuita as pessoas que comprovarem insuficiência de recursos, e elege no artigo 134 da Carta Magna, a Defensoria Pública como Instituição responsável para atender as pessoas pobres.


“Há um relatório informando que sai muito mais caro para o Estado contratar advogado dativo em vez de fazer concurso público e contratar Defensores. Outra Questão é que não terá a certeza que o cidadão terá um atendimento eficiente, pois o advogado dativo será nomeado apenas para aquele ato, ao contrário do defensor público, que acompanha o processo do início ao fim”, justifica Antônia Lúcia.


A deputada destaca que, em junho deste ano, a Organização dos Estados Americanos  (OEA) aprovou, por unanimidade, resolução recomendando a todos os países o fortalecimento da Defensoria Pública por meio de uma instituição independente e autônoma. “Em todo o país, a Defensoria Pública está evoluindo, porque apenas o Acre segue o processo inverso?”, questiona.


A parlamentar afirma ainda, que “no Acre, quem sofre comisso é a população carente que precisa chegar de madrugada para conseguir pegar uma ficha para ser atendida pelo defensor. O governo deveria pensar no pobre que corresponde a maior parte da população acriana e investir na contratação de mais defensores públicos e investimento de estrutura da instituição de defesa da população de classe menos favorecidas”.


No ano de 2010, com todas as deficiências, foi realizado mais de 100 mil atendimentos. 90% (noventa) por cento dos processos tramitam com a Defensoria Pública.


Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024