Menu

Governo de Jorge Viana registra maior desmatamento de florestas; Binho Marques o menor

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta segunda-feira (10), o Acre ganha destaque como segundo Estado no registro de desflorestamento em áreas de proteção ambiental em todo o País, ficando a frente apenas do vizinho Estado de Rondônia.

De acordo com Dados do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2010, a devastação da Reserva Extrativista Chico Mendes (AC) atinge 4,5% e a  da Floresta Nacional do Bom Futuro (RO), 27%. No Juruá, a reserva extrativista Alto Juruá (AC), registrou 18,7 km² de área desmatada.

Anúncio

De acordo com dados do Inpe, foi durante o governo do petista Jorge Viana (de 2003 a 2006) que o Estado registrou o maior desflorestamento com 2.796 km². O segundo lugar é atribuindo ao governo de Orleir Cameli (de 1995 a 1998). Viana também assume a terceira posição no desmatamento.

Leia também:
>>> Osmarino desabafa e pede o fim da política de manejo que tira o seringueiro da floresta

Já outro governo petista, o de Binho Marques que administrou o Estado de 2007 a 2010, registrou a menor devastação das florestas acrianas com 864 km².

O Inpe não possui dados do ano de 1987 quando o Acre foi governado por Flaviano Melo, mas considerando a média de 570 km² de desmatamentos dos três anos divulgados, seu governo poderia atingir 2.280 km², saindo, assim, da quinta para quarta posição no ranking.

Edmilson Alves, de Rio Branco-Ac
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.