Conecte-se agora

Gilvandro perde o controle e tenta blindar o governo cerceando a imprensa

Publicado

em

O assessor especial do governo, Gilvandro Assis, bem que poderia ter passado despercebido durante a audiência pública que tratou de resolver a situação de 40 famílias consideradas invasoras do Projeto da Floresta Estadual do Antimary, que aconteceu hoje pela manhã no auditório da Secretaria de Produção no bairro do Aviário. Poderia, mas na tentativa de blindar o governo exigiu a retirada dos poucos jornalistas que estavam fazendo a cobertura do evento.

– Só vamos continuar o debate depois que a imprensa desligar a câmera e sair do recinto – disse Gilvandro em visível estado de nervosismo.

Com o microfone na mão, Gilvandro tentava evitar que o desabafo dos produtores rurais fossem registrados. Além do site ac24horas estavam presentes jornalistas da assessoria de imprensa do governo e do CQC Acre. Esquecendo que participava de uma audiência pública, Gilvandro ainda disse em alto e bom tom “que era comum nas reuniões do governo, a imprensa sair após o registro preeliminares”, acrescentou.

A peça pregada por Gilvandro foi mais um ato estranho na realização da reunião. O evento que estava marcado para a sede do projeto Antimary, localizada no ramal do Ouro, foi mudado de endereço durante o final de semana sem a publicidade exigida para o ato que contaria com a participação de membros da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Mais cedo, o deputado Walter Prado afirmou que soube da transferência de endereço somente no domingo.

A liberdade de informação é princípio de direito público, que deverá ser interpretado em perfeita e recíproca consonâncias com a liberdade de acesso à informação assegurada a todos os cidadãos, por força do estatuído no inciso XIV, do art. 5º do Texto Supremo: “assegurado a todos o acesso à informação…”

Os produtores ameaçaram sair do auditório da Secretaria de Produção se os cinegrafistas não fossem autorizados a filmar as falas. Depois de muita polêmica, com a intermediação do deputado Eduardo Farias, do PCdoB, a reunião continuou com a presença dos cinegrafistas e do site ac24horas.

– Eles querem que a imprensa se retire do local para anunciarem depois aquilo que lhe interessa – disse Shirley Souza uma das produtoras presentes no auditório.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
[email protected]

Brasil

Rio Branco vai ganhar duas lojas da rede de Farmácias do Trabalhador Brasileiro

Publicado

em

Rede ficou famosa por vender produtos de qualidades a preços baixos e oferecer grande variedades de itens com descontos de até 90% em alguns produtos.

Rio Branco vai ganhar, em breve, duas grande lojas da Rede de Farmácias do Trabalhador Brasileiro. A informação é do presidente da Associação Comercial do Acre, Juriulande Aragão, que abre o sorriso quando fala das vantagens que o consumidor terá com a chegada do grupo ao Acre.

“É uma coisa tão boa que as vezes penso que é sonho”, diz ele ao explicar algumas das vantagens da rede. “Além de ter medicamentos a custo baixíssimo, que em muitos casos não chegam a um real, o cliente tem descontos de até 90% em alguns itens”, justifica o motivo da sua satisfação.

O presidente da ACISA não soube precisar a data certa de inauguração da rede no Acre, mas disse que poderá acontecer até o final do ano.

Continuar lendo

Brasil

Chuva inunda e para transito na Avenida Getúlio Vargas

Publicado

em

chuva_in2

Bastou uma rápida chuva na tarde desta quarta-feira, para que parte da Avenida Getúlio Vargas, no trecho em frente a Lua Azul, ficasse totalmente inundada.

A inundação do trecho impediu os motoristas de circulare pela via.  Vários carros ficaram parados no acesso.

Na Avenida Antônio da Rocha Viana também houve trechos alagados.  O transito é lento neste momento nas proximidades do Bradesco, na Avenida Getúlio Vargas.

chuva_in1

 

 

 

Continuar lendo

Brasil

Compra de votos no PT

Publicado

em

Ray Melo, da redação de ac24horas
[email protected]l.com

Os candidatos  que concorrem na escolha da nova cúpula do Partido dos Trabalhadores do Acre, que acontece no dia 10 de novembro, estão apreensivos com possíveis manobras que podem resultar na compra de votos no pleito.  

O que suscitou a desconfiança dos petistas do Acre foi a denúncia em nível nacional, de Henrique Fontana, que o número de votantes teria saltado em menos de uma semana, de 184.893 filiados aptos a votar para 780.000.

Pelas regras da eleição petista, só poderão votar na escolha dos novos dirigentes regionais, pessoas filiadas há pelo menos um ano e que estejam em dia com uma contribuição partidária, cujo valor mínimo é de R$ 10 por semestre.

O prazo estipulado para a quitação de débito para ficar apto a votar venceu na última sexta-feira (30). Nos bastidores, alguns candidatos temem que ao exemplo do que aconteceu em nível nacional, o número de votantes seja ampliado.

As chapas concorrentes com a candidatura de Ermício Sena, que tem a simpatia dos cardeais petistas do Acre estão se mobilizando para impedir o pagamento coletivo de contribuição o que deixaria filiados em atraso aptos a votar.

No plano nacional a prática foi justificada como “uma mobilização muito grande no país”, em dois dias. De acordo com a denúncia do petista Henrique Fontana, “Uma pessoa pagou para todo mundo e isso é voto de cabresto”, afirmou.

A reportagem procurou alguns candidatos que concorrem ao diretório regional do PT no Acre, para saber seus posicionamentos sobre uma possível regularização de última hora de filiados para a votação no Acre.

Um candidato confirmou as suspeitas, mas pediu que seu nome não fosse citado na matéria. Apesar da desconfiança de manobras para favorecer a candidatura apoiada pelos cardeais petistas, os postulantes temem retaliações.

Quatro chapas se inscreveram para o Processo de Eleições Direta 2013, do Partido dos Trabalhadores.  A Democracia Radical, Democracia Socialista, PT Para Todos e Articulação.

Os deputados federais Sibá Machado (Articulação e ArtSind), Taumaturgo Lima (Democracia Socialista e Esquerda Popular Socialista) e Ermício Sena (Democracia Radical e Movimento PT Para Todos).  pleiteiam a presidência do PT.

 

 

 

Continuar lendo

Brasil

Sgt. Cleiton morreu

Publicado

em

pm_1O sargento da Polícia Militar Cleiton Aquino morreu no início da noite desta quinta-feira (5), no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), onde foi submetido a uma cirurgia após ter sido baleado durante uma tentativa de assalto à loja City Lar na manhã de hoje, na capital.

O policial estava na loja no momento em que um jovem, que usava uniforme escolar, entrou e anunciou o assalto. Houve troca de tiros, e Cleiton Aquino foi ferido no abdômen. O assaltante morreu no local.

Mais cedo, nas redes sociais, Maria Rosária Aquino, tia do PM, havia informado que o estado de saúde do policial era bastante delicado, pois vários órgãos tinham sido atingidos.

Da redação ac24horas
Rio Branco-AC

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas