Utilizado seu microblog, Twitter, o governador acriano Tião Viana (PT) informou nesta sexta-feira (07) que o Estado já cumpre a meta estabelecida para quatro anos.
De acordo com Viana, 40 exames de “manifestos/dia” foram atingidos. Antes o Acre realizava a média de 15 análises diárias. “Obrigado à equipe e aos servidores… …obrigado Suely [Secretária de Saúde do Estado]”, disse ao reafirmar que contam com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O governador diz que o planejamento da Saúde é “simples e útil”. A reportagem de ac24horas tentou contactar o setor de epidemiologia para obter dados detalhados, mas a pessoa indica para responder pelo setor encontrava-se em uma reunião.
De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde do Acre, o Estado teria reduzido em 20% o número de casos da doença no começo deste ano registrando cerca de oito mil casos. Nos primeiros meses de 2010, foram contabilizados 5,5 mil.
Borrifação nas residências, uso dos mosquiteiros impregnados com inseticida, entrega de medicamentos no tratamento de infectados e coleta de sangue de moradores para exames são ferramentas utilizadas no combate à moléstia.
Edmilson Alves, de Rio Branco-Ac
[email protected]
Redação de ac24horas