Menu

Em agenda indígena Tião atende pedidos da deputada Maria Antônia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada Maria Antonia e seu esposo o ex-prefeito de Rodrigues Alves Deda, foram recebido pelo governador Tião Viana, no final da tarde da ultima terça-feira. Durante o encontro eles conversaram sobre duas comunidades indígenas do município de Mancio Lima, Nawa e Nukini. Acompanharam o casal os líderes indígena dos Nawas que fica na comunidade do  Novo Recreio no Rio Môa, representado pelo Cacique Ilson Nawa, já da comunidade República também no Rio Môa, estiveram presente na audiência com o governador, os líderes Jose Naldo, Cacique da Tribo Nukini, o vice cacique Evilásio Nukini, Josi Nukini e Jose Carlos Nukini.


Publicidade

O ex-prefeito Deda agradeceu ao governador pela receptividade e atenção que tem sempre dado ao casal e expôs as necessidades das comunidades indígenas para que o governo possa atender. Apresentaram os pedidos de incentivo na melhoria da produção familiar do Povo Indigena Náwa do Rio Moa, com: 15 (quinze) kits de casas de Farinha, 3 (três) kits de engenho para suporte a plantação de cana de açúcar, uma descascadora de arroz, e uma baleeira de 6 toneladas com motor yamaha de 12hp, para o transporte de produções, como também a construção de açudes dentro das aldeias do novo recreio e sete de setembro.


Já a demanda do  povo indígena da Aldeia República, Terra Indigena Nukini, município de Mancio Lima, foi reivindicado a ampliação do sistema de abastecimento de água da aldeia, reforma e ampliação da escola da comunidade e construção de açudes.


O governador prontamente recebeu todos pedidos com muita sensibilidade e de imediato autorizou a construção dos açudes e reforma e ampliação da escola, as demais solicitações serão estudada a viabilidade e posteriormente atendido pelas secretarias responsáveis.


Os caciques ficaram muito felizes com a audiência e agradeceram o governador pelo atendimento de imediato das principais reivindicações. Já o ex-prefeito Deda, disse: “governador nós ficamos muito contente com sua autorização à demanda deste povo lutador e guerreiro, eles são merecedores dos benefícios que o seu governo esta proporcionando, muito obrigado governador, conte sempre comigo e minha esposa”.


A deputada agradeceu o governador e o convidou para a inauguração dos açudes na serra do moa, o governador contatou o secretario Lourival e pediu urgência na construção dos açudes para seja inaugurado antes do natal.


O governador disse ter ficado muito contente com visita dos representes das duas etnias Nawa e Nukini e se colocou a disposição. Finalizou: “Deda e Maria Antonia, meu gabinete estará sempre à disposição de vocês”, concluiu Tião Viana.


(Da assessoria)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido