Menu

Eber Machado visita famílias na Reserva Chico Mendes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Eber Machado (PSDC), visitou na segunda-feira, 03, as famílias que moram na Reserva Chico Mendes. Segundo o parlamentar a luta dos seringueiros e extrativistas deve ser respeitada, principalmente nas questões de tratamento pelos órgãos ambientais, no que tange a aplicação de multas as pessoas que tem como base o extrativismo.


Esta é a primeira vez que Machado esteve na reserva extrativista. De acordo com o parlamentar, os avanços políticos, sociais e econômicos, proporcionados pela administração pública, são visíveis, mas “ainda há muito para ser feito”. “Estes trabalhadores incansáveis da floresta precisam de atenção especial e tratamento diferenciado pelos órgãos ambientais”.

Publicidade

Nos locais percorridos, Eber Machado conversou com líderes comunitários, presidentes de associações. A reserva Chico Mendes tem cerca de dois mil habitantes espalhados em mais de 33 comunidades, divididos em colocações, onde desenvolvem vários tipos de atividades extrativistas. São mais de 1.000 colocações, com 500 habitantes em cada comunidade.



Na reserva Chico Mendes, o extrativismo é a atividade mais importante. 70% da atividade produtiva esta ligada ao extrativismo, as demais atividades desenvolvidas na área é a agricultura e a pecuária. A maior produção é de látex, seguido pela castanha. Outros produtos extrativistas (frutas, óleos, resinas e palmitos) representam cerca de 2% do total da renda famílias. A castanha representa cerca de 25% e a borracha 73%.


“Quero ampliar o foco de meu mandato. Vamos procurar trabalha em questões ligadas ao setor produtivo, dando atenção especial ao seringueiro, já que estes trabalhadores desempenham a profissão mais antiga no Estado. É importante que os parlamentares dêem atenção especial as atividades ligadas ao extrativismo, já que este setor está ligado diretamente a preservação das florestas”, diz Eber Machado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido