Conecte-se agora

De dentro da cadeia, Carlinhos do PSB pagava funcionária “fantasma”

Publicado

em

O prefeito Carlos Cesar Nunes de Araújo conseguiu pagar, mesmo depois de ter sido preso, por acusações de participação no consórcio que mandou executar o presidente da Câmara Municipal de Acrelândia, o Pinté [PP], a funcionária fantasma Maria da Silva Lima, que acumulou ganhos na ordem de R$ 19,1 mil no período de 5 de maio de 2009 à 21 de outubro de 2010, sem nunca ter pisado no gabinete onde foi lotada.

A senhora Maria da Silva Lima não é conhecida na cidade. Há suspeita de que ela seja “fantasma” e que outra pessoa tenha recebido no lugar da suposta funcionária afastada pelo atual prefeito Clovis Moretti, no dia 21 de outubro, quando ele assumiu interinamente o cargo de prefeito.

Um inquérito civil foi aberto pelo Ministério Público Estadual para averiguar, em tese, a improbidade administrativa cometida por Carlinhos do PSB, uma vez que, de acordo a denúncia, o ex-prefeito tinha total conhecimento dos fatos.  Carlinhos foi preso no dia 07 de outubro de 2010. O ex-prefeito ainda faz parte dos quadros do Partido Socialista Brasileiro.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
[email protected]bo.com

Acre

Vice-prefeito será investigado por supostamente furar fila de vacina

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) decidiu instaurar um inquérito civil para apurar uma denuncia de que o vice-prefeito de Sena Madureira, Gilberto Lira, teria, supostamente, furado a fila da vacina contra a Covid-19. O despacho foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta segunda-feira, 23.

Segundo o promotor de justiça, Luis Henrique Corrêa Rolim, a denúncia que chegou ao conhecimento do Ministério Público, ainda em 2021, relata que, supostamente, o vice-prefeito da cidade, Gilberto Lira, mesmo não fazendo parte do grupo considerado como prioritário na primeira fase de vacinação da COVID-19 em Sena Madureira, foi favorecido e recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

O órgão controlador abriu um procedimento preparatório na época do ocorrido, porém, como não concluiu os fatos então denunciados, decidiu abrir um inquérito – visando analisar minuciosamente toda a documentação acostada nos autos pela administração pública, e posteriormente, acompanhar os desdobramentos do caso. “Resolve converter o presente Procedimento Preparatório em Inquérito Civil, com fulcro no art. 25, §3º, inciso III, da Resolução 028/2012”, diz trecho do despacho.

Continuar lendo

Acre

Duarte apresenta PL que acaba com a taxa de licenciamento de veículos

Publicado

em

O deputado estadual Roberto Duarte (Republicanos) protocolou na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 23, o Projeto de Lei (PL) que põe fim ao pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) no Estado do Acre. Atualmente os contribuintes pagam uma taxa de licenciamento anual no valor de R$184,10.

O principal argumento do autor do PL, deputado Roberto Duarte, é a implantação da emissão digital do documento de licenciamento. Atualmente, o motorista pode ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) por meio de um aplicativo.

“Com a emissão do documento de forma digital, a cobrança pela prestação do serviço se faz descabida. Peço a todos os deputados que fiquem ao lado do povo. A cobrança da taxa ainda pesa no orçamento do contribuinte num momento crítico, em que as dificuldades financeiras atingem muitas famílias no Estado do Acre, que gastam valores exorbitantes com energia elétrica e combustível. Vamos lutar pela isenção dessa taxa”, afirmou.

O CRLV é emitido exclusivamente de forma eletrônica por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC). Portanto, o proprietário do veículo não receberá mais a versão impressa e poderá fazer a cópia, bem como do documento do carro digital com o QR Code gerado pelo DENATRAN.

O PL surgiu após sugestão do cidadão

Andresso Magalhães, em conversa com o deputado Roberto Duarte.

“Procurei o deputado, pois acredito que ele é um dos únicos que luta pelas causas do povo. Ouvi ele falando na rádio sobre ICMS da energia solar e procurei para mostrar o PL sobre essa causa. Se o Detran não está imprimindo o papel desse documento, tem que pelo menos baixar essa taxa”, disse Andresso.

Continuar lendo

Acre

Polícia do DF prende namorado de acreana encontrada queimada

Publicado

em

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na manhã desta segunda-feira, 23, o suspeito de matar Marina Paz Katriny, de 30 anos. A vítima foi encontrada na última quarta-feira, 18, com o corpo parcialmente carbonizado.

De acordo com informações, o homem, que não teve sua identidade divulgada, era namorado da vítima. O caso é investigado pela 17ª Delegacia de Polícia e foi registrado como feminicídio.

Segundo o delegado Mauro Aguiar Machado, durante o interrogatório, o acusado confessou que matou a namorada e detalhou o crime. Mais informações devem ser repassadas em entrevista coletiva.

Marina morava há 6 anos com uma tia em Brasília, era formada em pedagogia e pós-graduada em ensino especial. Se mudou para a cidade em busca de oportunidades.

A acreana foi enterrada neste domingo, 22, ao lado de seus familiares e amigos. Uma vaquinha foi realizada para custear o translado de seu corpo até Rio Branco e em poucas horas atingiu a meta.

Continuar lendo

Acre

Criminosos rendem funcionários de posto e roubam cofre

Publicado

em

Funcionários do Posto de Combustíveis Canindé, localizado na Rodovia AC-40, em frente ao Parque Chico Mendes, no bairro Vila Acre, no segundo distrito de Rio Branco, viveram momentos de terror na madrugada desta segunda-feira, 23, após quatro criminosos não identificados cometerem um roubo na empresa.

De acordo com informações da polícia, era por volta das 02h35min, quando bandidos encapuzados chegaram em um veículo modelo Onix, de cor vinho, e em posse de armas de fogo, anunciaram o assalto, renderam os dois frentistas e uma terceira vítima que presta serviço gerais no posto de combustível. As vítimas foram levadas para parte de trás do estabelecimento e foram amarradas com braçadeiras de plástico. Deles, os bandidos subtraíram todos os celulares.

Em seguida os criminosos foram até ao local onde fica o cofre da empresa e com uma ferramenta Makita conseguiram serrar, desprender e levar o cofre. Após a ação, os bandidos fugiram do local tomando rumo ignorado.

Os funcionários conseguiram se soltar e acionaram a Polícia Militar que ao chegar ao local, isolou a área para os trabalhos de perícia e em seguida fez patrulhamento na região em busca de prender os autores do crime sem êxito. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!