Categories: Cotidiano

Saúde do Brasil quer ampliar doadores de órgãos até 2015

Por
Thais Farias

O governo brasileiro pretende alcançar, até 2015, a taxa de 15 doadores de órgãos para cada 1 milhão de habitantes. Atualmente, o índice é 11,1 doadores para cada 1 milhão de pessoas, totalizando cerca de 2 mil doações por ano.


Na última terça-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, foi lançada a campanha Seja um Doador de Órgãos, Seja um Doador de Vidas. O objetivo, de acordo com o Ministério da Saúde, é conscientizar os brasileiros sobre a importância da doação de órgãos para aumentar o número de transplantes no país.


Para o presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, Ben-Hur Ferraz-Neto, é possível alcançar a meta definida pela pasta, desde que as ações e os investimentos necessários sejam feitos de forma planejada e estruturada. Uma das iniciativas apoiadas pelo especialista é a capacitação de pessoas que trabalham na captação de órgãos.


“Elas vão conversar com os familiares, vão ser formadoras de opinião dentro de um hospital e do seu próprio bairro. Precisam ser pessoas preparadas para isso, que tenham respostas e passem a informação de forma detalhada e segura.”


Outra sugestão é abordar o tema da doação de órgãos nas faculdades de saúde, incluindo o assunto em currículos de medicina, enfermagem e psicologia, por exemplo.


Ferraz-Neto destacou ainda a importância de esclarecer a população sobre o que é morte encefálica ou morte cerebral – situação em que os batimentos cardíacos são mantidos via aparelhos apenas para manter o fluxo sanguíneo em órgãos que podem ser doados.


“As pessoas precisam receber essa informação no dia a dia, conhecer o processo e passar a ter confiança antes de estar diante da situação de um parente morto e com o coração batendo. Naquele momento de dor, é sempre mais difícil receber a informação, conseguir processá-la e deixar o medo para trás.”


No Brasil, a doação de órgãos precisa ser autorizada pela família do doador – sem a necessidade de um documento assinado pela pessoa que morreu.


Em 2010, 1.896 órgãos foram doados. A projeção para este ano, segundo o ministério, é que o número passe para 2.144 – um aumento de 13%. Já estimativa de transplantes para 2011 é 23 mil, contra 21.040 em 2010.
Do total de transplantes no país, 95% são feitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita. O número de pessoas aguardando um órgão atualmente chega a 36 mil.


Fonte: Agência Brasil


Share
Por
Thais Farias

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Acre teve recorde de baixa umidade e alta temperatura em agosto

Dados divulgados pelo Portal O Tempo Aqui nesta segunda-feira (02) revelam que o mês de…

02/09/2024
  • Televisão

Após 35 anos, Globo pode perder ‘Domingão’ por decisão drástica da Justiça

Na última sexta-feira (30), o colunista da Veja, Valmir Moratelli, revelou que a Rede Globo…

02/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Acre terá clima ameno à noite e primeiras horas da manhã nesta semana

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) prevê a chegada…

02/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Ufac abre seletivo para vagas residuais em cursos de graduação

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), anunciou nesta…

02/09/2024
  • Acre 01

“Peguei um Saerb falido e hoje temos água 24 horas em vários bairros da capital”, diz Bocalom

O candidato a prefeito Tião Bocalom (PL) começou a segunda-feira (2) conversando com os ouvintes…

02/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Gabarito preliminar do concurso do TCE no Acre sai nesta terça (3)

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…

02/09/2024