Menu

Pesquisar
Close this search box.

No dia em que completa 107 anos, Cruzeiro do Sul ganha Unidade Integrada do Sistema Indústria

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Autoridades, estudantes, empresários, profissionais da indústria e comércio, participaram do ato que marcou a inauguração da Unidade Integrada do Sistema Indústria SESI/SENAI no município de Cruzeiro do Sul, na manhã de quarta-feira, 28 de setembro, dia do aniversário da cidade.


A obra levou apenas um ano para ser concluída. O moderno prédio foi erguido numa área nobre da cidade medindo 11.200 m², doada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, com a aprovação da Câmara de Vereadores.

Anúncios


Nas novas instalações estão incluídas 6 salas de aula, espaços administrativos e laboratórios para áreas de construção civil, eletroeletrônica, marcenaria, mecânica automotiva e alimentação. Cursos nessas áreas já são oferecidos em Cruzeiro do Sul e terão suas ofertas ampliadas a partir de agora. A meta é formar mil alunos anualmente. Atualmente, o SESI conta com 280 alunos nos cursos do Pré-Enem e 10 turmas de alfabetização e de 1ª a 4ª série.


A unidade foi batizada de “Francisco José da Silva Loureiro – Jota”, em memória ao empresário e líder sindical de Rio Branco, que se dedicou ao fortalecimento do associativismo industrial no estado. O sindicalista morreu este ano, após ser vencido por um câncer. Na solenidade, ele foi representado pela filha de 12 anos, Lorena Loureiro, que não conseguiu controlar a emoção, ao ler uma homenagem, fazendo com que boa parte da platéia viesse às lágrimas.


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição privada de interesse público, sem fins lucrativos cujo objetivo é ministrar cursos de formação profissional de aprendizagem industrial. Já a função do SESI (Serviço Social da Indústria) é a prestação de serviços sociais de saúde, educação, lazer, cultura, alimentação e de promoção da cidadania, visando à melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria e sua família. [CLIC NA FOTO PARA AMPLIÁ-LA]


Sonho realizado


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, lembrou que uma das metas de sua administração era trazer de forma definitiva o sistema indústria para Cruzeiro do Sul. Ao entrar em contato com a então diretora regional do SENAI, Solange Chalub, ela se mostrou surpresa porque o SENAI até tentava, mas esbarrava na falta de interesse de outras administrações para fazer um trabalho em conjunto.


De imediato, a Prefeitura disponibilizou o Centro Comunitário do Bairro Copacabana e cursos em diversas áreas começaram a ser oferecidos, numa parceria que envolveu também o 61º BIS.


Em seguida foi manifestado o interesse da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) de construir a unidade integrada SESI/SENAI em Cruzeiro do Sul. “Perguntaram se agente podia doar uma área de terra, lembrei desse terreno aqui no Bairro do Gião que é uma área nobre da cidade. Enviamos um projeto para Câmara de Vereadores e eles de imediato aprovaram a doação. Demos um prazo de dois anos para o início da construção, caso contrário o terreno voltaria para o município, e graças a Deus estamos recebendo hoje no aniversário da cidade, esse presente maravilhoso”, disse entusiasmado, Vagner Sales.


“Cruzeiro do Sul entra em um momento de desenvolvimento e concorrência com a ligação terrestre por meio da BR-364. Essa unidade integrada chega num momento oportuno para preparar nossos jovens”, completa o prefeito, ao lembrar que a Prefeitura vai pedir a Câmara de Vereadores, que aprove a doação de mais uma área de terra já prevendo uma ampliação da unidade.


O presidente da FIEAC, Carlos Sasai considera Cruzeiro do Sul como o município mais próspero do Acre. “Com essa ligação da BR-364 novas oportunidades vão surgir, novos negócios. Nós estamos casando todas essas questões e preparando os jovens, porque a exigência será cada vez maior por mão de obra qualificada. Essa parceria com a Prefeitura foi fundamental para a nossa presença definitiva aqui”, afirmou.


Além de doar a área de terra, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul também pavimentou a via de acesso à unidade. Somente a beleza física da nova unidade já é suficiente para atrair o interesse dos jovens que ainda buscam definir sua melhor vocação profissional. “É um espaço muito grande e bonito e muitos cursos serão oferecidos. Se a gente quiser crescer na vida tem que se preparar buscando a qualificação para o mercado de trabalho”, comentou Valéria Miranda, estudante do ensino médio, presente na solenidade.


Também marcaram presença na inauguração, o ex-presidente da FIEAC, João Francisco Salomão, o diretor regional do SENAI, César Dotto, o secretário estadual de indústria e comércio, Edvaldo Magalhães, Gisélia Bezerra superintendente do SESI/AC, deputado federal, Flaviano Melo, deputado estadual, Chagas Romão e o presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Marcos Vinício.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido