Conecte-se agora

No dia em que completa 107 anos, Cruzeiro do Sul ganha Unidade Integrada do Sistema Indústria

Publicado

em

Autoridades, estudantes, empresários, profissionais da indústria e comércio, participaram do ato que marcou a inauguração da Unidade Integrada do Sistema Indústria SESI/SENAI no município de Cruzeiro do Sul, na manhã de quarta-feira, 28 de setembro, dia do aniversário da cidade.

A obra levou apenas um ano para ser concluída. O moderno prédio foi erguido numa área nobre da cidade medindo 11.200 m², doada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, com a aprovação da Câmara de Vereadores.

Nas novas instalações estão incluídas 6 salas de aula, espaços administrativos e laboratórios para áreas de construção civil, eletroeletrônica, marcenaria, mecânica automotiva e alimentação. Cursos nessas áreas já são oferecidos em Cruzeiro do Sul e terão suas ofertas ampliadas a partir de agora. A meta é formar mil alunos anualmente. Atualmente, o SESI conta com 280 alunos nos cursos do Pré-Enem e 10 turmas de alfabetização e de 1ª a 4ª série.

A unidade foi batizada de “Francisco José da Silva Loureiro – Jota”, em memória ao empresário e líder sindical de Rio Branco, que se dedicou ao fortalecimento do associativismo industrial no estado. O sindicalista morreu este ano, após ser vencido por um câncer. Na solenidade, ele foi representado pela filha de 12 anos, Lorena Loureiro, que não conseguiu controlar a emoção, ao ler uma homenagem, fazendo com que boa parte da platéia viesse às lágrimas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição privada de interesse público, sem fins lucrativos cujo objetivo é ministrar cursos de formação profissional de aprendizagem industrial. Já a função do SESI (Serviço Social da Indústria) é a prestação de serviços sociais de saúde, educação, lazer, cultura, alimentação e de promoção da cidadania, visando à melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria e sua família. [CLIC NA FOTO PARA AMPLIÁ-LA]

Sonho realizado

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, lembrou que uma das metas de sua administração era trazer de forma definitiva o sistema indústria para Cruzeiro do Sul. Ao entrar em contato com a então diretora regional do SENAI, Solange Chalub, ela se mostrou surpresa porque o SENAI até tentava, mas esbarrava na falta de interesse de outras administrações para fazer um trabalho em conjunto.

De imediato, a Prefeitura disponibilizou o Centro Comunitário do Bairro Copacabana e cursos em diversas áreas começaram a ser oferecidos, numa parceria que envolveu também o 61º BIS.

Em seguida foi manifestado o interesse da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) de construir a unidade integrada SESI/SENAI em Cruzeiro do Sul. “Perguntaram se agente podia doar uma área de terra, lembrei desse terreno aqui no Bairro do Gião que é uma área nobre da cidade. Enviamos um projeto para Câmara de Vereadores e eles de imediato aprovaram a doação. Demos um prazo de dois anos para o início da construção, caso contrário o terreno voltaria para o município, e graças a Deus estamos recebendo hoje no aniversário da cidade, esse presente maravilhoso”, disse entusiasmado, Vagner Sales.

“Cruzeiro do Sul entra em um momento de desenvolvimento e concorrência com a ligação terrestre por meio da BR-364. Essa unidade integrada chega num momento oportuno para preparar nossos jovens”, completa o prefeito, ao lembrar que a Prefeitura vai pedir a Câmara de Vereadores, que aprove a doação de mais uma área de terra já prevendo uma ampliação da unidade.

O presidente da FIEAC, Carlos Sasai considera Cruzeiro do Sul como o município mais próspero do Acre. “Com essa ligação da BR-364 novas oportunidades vão surgir, novos negócios. Nós estamos casando todas essas questões e preparando os jovens, porque a exigência será cada vez maior por mão de obra qualificada. Essa parceria com a Prefeitura foi fundamental para a nossa presença definitiva aqui”, afirmou.

Além de doar a área de terra, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul também pavimentou a via de acesso à unidade. Somente a beleza física da nova unidade já é suficiente para atrair o interesse dos jovens que ainda buscam definir sua melhor vocação profissional. “É um espaço muito grande e bonito e muitos cursos serão oferecidos. Se a gente quiser crescer na vida tem que se preparar buscando a qualificação para o mercado de trabalho”, comentou Valéria Miranda, estudante do ensino médio, presente na solenidade.

Também marcaram presença na inauguração, o ex-presidente da FIEAC, João Francisco Salomão, o diretor regional do SENAI, César Dotto, o secretário estadual de indústria e comércio, Edvaldo Magalhães, Gisélia Bezerra superintendente do SESI/AC, deputado federal, Flaviano Melo, deputado estadual, Chagas Romão e o presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Marcos Vinício.

 

Acre

Sem óbitos, Acre registra oito novos casos por Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou nesta sexta-feira, 26, o registro de oito casos do coronavírus, elevando o número de infectados para 88.200, em todo o Acre.

Segundo o boletim, não foi registrado nenhum óbito nesta sexta-feira, 26 de novembro, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 mantivesse em 1.846 em todo o estado

Até o momento, o Acre registra 250.565 notificações de contaminação pela doença, sendo que 162.352 casos foram descartados e 21 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 86.136 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 5 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Acre

Banco da Amazônia realiza webinar on-line sobre pecuária verde

Publicado

em

O Banco da Amazônia promoverá um grande Webinar para o pré-lançamento do produto financeiro Pecuária Verde, que acontecerá por meio de evento on-line em seu canal do YouTube, no dia 29/11/2021 (segunda-feira), às 10horas (horário de Brasília).

Segundo o Diretor de Gestão de Recursos e Portfólio de Produtos e Serviços, Luiz Otávio Monteiro Maciel”, este novo produto financeiro favorece a inovação, a sustentabilidade e a lucratividade e tem exatamente os ingredientes das oportunidades que hoje batem à porta da pecuária

No evento, será apresentado o produto na sua fase piloto, suas condições operacionais e seu direcionamento para a indução da aplicação de práticas e tecnologias que elevam a produção da pecuária na região Norte e, ao mesmo tempo, geram serviços ecossistêmicos, melhorando a rentabilidade do ciclo produtivo do pecuarista.

O projeto do produto financeiro verde foi desenvolvido em colaboração com um amplo consórcio de instituições a partir da seleção do Banco pelo projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (FIBRAS), uma cooperação dos governos da Alemanha e do Brasil, que patrocinou as consultorias especializadas e ainda contou com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento.

Serviços:

Banco da Amazônia

Coordenadoria de Comunicação

Contato para mais informações:

Ruth Helena Lima (91-98568/7003)

Continuar lendo

Acre

No Acre, não haverá saída de reeducandos no período do Natal

Publicado

em

O juiz Hugo Torquato, titular da Vara de Execução de Penas no Regime Fechado, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), informou nesta sexta-feira, 26, que não haverá saída temporária para nenhum reeducando do Acre.

Segundo o magistrado, no Acre não existe estabelecimento prisional para o cumprimento do regime semiaberto, de modo que os condenados que cumprem pena nesse regime já permanecem em prisão domiciliar, monitorados por meio de tornozeleira eletrônica.

“Não faz sentido qualquer preocupação, portanto, quanto aos efeitos de uma decisão de saída temporária no nosso estado, porque essas pessoas já não estão segregadas em estabelecimentos prisionais”, explicou o magistrado.

Portanto, é importante frisar que o Judiciário acreano não vai esvaziar os estabelecimentos prisionais no Natal. Não haverá decisões judiciais autorizando saídas temporárias, porque esse benefício não é cabível aos sentenciados ao regime fechado.

Continuar lendo

Acre

Familiares de presos fecham ponte em Sena cobrando volta das visitas

Publicado

em

Familiares e mulheres de presos fecharam nesta sexta-feira, 26, a ponte de Sena Madureira, interior do Acre, exigindo a volta das visitas nas unidades prisionais do estado, que estão suspensas desde o último dia 17 de novembro.

As imagens e vídeos foram enviados por internautas do ac24horas. A suspensão de visitas nos presídios ocorre devido à paralisação dos policiais penais, que estão em um movimento pela aprovação da Lei Orgânica que regulamenta a categoria.

O projeto foi enviado no último dia 8 para a Casa Civil depois de passar por reformulação pelo grupo de trabalho criado pelo governo do Acre, em julho do ano passado, no entanto, o PL segue parado na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que consequentemente decidiram suspender o banco de horas.

Os policiais penais afirmam que o projeto não contempla todas as pautas deles, como equiparação de salários com as outras forças de Segurança, incorporação da gratificação aos salários e passá-los para nível superior.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas