Menu

Válvula de escape

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vice-governador César Messias (PP) vai para o PSB como a única saída que lhe restou após perder a direção do PP. A idéia inicial era ir para o PMN, mas, sua exigência de ficar com a presidência, esbarrou na direção nacional que, pediu em troca a participação no governo. César não topou a barganha.


Aliança vetada
Por conta do episódio, a direção nacional do PMN, proibiu, no Acre, coligação com PT e PSB.


Ficou deslumbrado
O prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB), se deslumbrou com o cargo e dormiu nos louros da eleição. O resultado veio agora com a sua baixa nas pesquisas para a reeleição.


Bem na foto
Em todas as simulações o ex-prefeito Luiz Helosman (PP) desponta como favorito.


Pressão política
O presidente do diretório municipal do PTB, Carlos Beirute, liberou a filiação do filho Rodrigo Beirute para disputar vaga de vereador pelo PSDC e está sofrendo pressão para deixar o cargo.


Nem uma ruela
Beirute, um homem realizado, não vai perder nada deixando o PTB, que por ser um partido anêmico, sem deputados, nunca lhe deu prestígio ou uma ruela, ele é quem ajudou o PTB.


Anotem
Daniel Zen está fora da disputa no PT. Pesou contra sua indicação como candidato a prefeito de Rio Branco sua posição no episódio do filme do ceguinho gay e seus ataques aos evangélios.


Desiludido com a política
O ex-deputado Manoel Machado, que já foi um dos políticos campeões de votos, hoje, vive no anonimato e muitos a quem ajudou lhe dão as costas, por isso, diz que jamais será candidato.


Não tem tu
Depois de ser recusada em todos os partidos de oposição por seus posicionamentos dúbios, a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (DEM), irá mesmo se filiar ao PCdoB.


Não ganha nada
Politicamente o PCdoB só vai ganhar a máquina da prefeitura, pois, voto a Marilete não tem.


Bom de previsão
O Charqueiro (PMDB), uma das maiores lideranças de Vila Campina, é bom de previsão: sempre disse que, o médico Roney Firmino não era político em quem se confiar.


Rindo da história
Com a cooptação de Roney Firmino pelo PT, Charqueiro agora está dando gargalhadas.


Excesso de zelo
O MPE de Tarauacá está processando o ex-prefeito Wando Torquato sob o argumento de não ter respondido os requerimentos de informação dos vereadores, num claro excesso de zelo.


Ou não
Para que isso acontecesse teria que ter havido uma representação dos vereadores ao MPE sobre os aludidos fatos, e pela informação que chegou, não houve a providência.


Não conheço
Olhe que sou bem informado: não conheço um gestor processado por este motivo. O ex-governador Binho Marques, por exemplo, nunca respondeu um requerimento dos deputados.


Força do poder
A informação que chegou é que a prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, fez valer no PT a força do seu mandato e imporá a candidatura da empresária e amiga, Marleuda Cavalcante, a prefeita.


Bom nome
Outro defensor da candidatura de Marleuda, deputado Astério Moreira (PRP), a considera o nome ideal, pela simpatia, para ganhar a eleição à prefeita de Brasiléia.


PT satisfeito
Os dirigentes do PT estão satisfeitos com o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Juracy Nogueira (PP), pois, quando assume a prefeitura não causa problema ao titular Angelim.


Despontou bem
Mesmo no primeiro mandato o deputado Werles Rocha (PSDB) conseguiu em pouco tempo, pela combatividade, a ser uma das referências da oposição.


Decisão tomada
O deputado federal Gladson Cameli (PP) decidiu que aonde o PP tiver chance de ganhar lançará candidato a prefeito, e onde for difícil, comporá nas chapas de oposição.


Fonte confiável
O deputado federal Henrique Afonso (PV), nas próximas campanhas não terá os apoios de dois dos mais importantes pastores evangélicos: Agostinho, da Igreja Batista, e Afif, da Renovada.


Não escondem
E tanto Agostinho como Afif não escondem a decisão tomada de ninguém.  Henrique perde assim os dois maiores apoios dentro do meio evangélico.


Preparando quadros
O governador Tião Viana defende a tese certa de que no atual contexto político a FPA tem que se apresentar na eleição municipal para prefeito de cara nova, que represente a renovação.


Dose de razão
De fato o contexto político da Capital e outro, o fato de alguém ter mandato, longe de ajudar,  pode até atrapalhar pelo cansaço da imagem, e se pensar assim, o Tião está certo.


Sério risco
E se a FPA sair com duas candidaturas corre o risco de não levar nenhuma ao segundo turno.


Marcos alexandre
Esperava apenas uma confirmação de peso para dar a notícia: o diretor-geral do DERACRE, Marcos Alexandre, é o nome que será anunciado pelo PT como seu candidato à PMRB e, por tabela, ele será o candidato a prefeito da FPA. Não revelo a fonte, mas, posso garantir que não há uma melhor e mais segura. O martelo foi batido e o nome de Marcos será anunciado na volta de Tião Viana ao Acre. Após o anúncio vem a segunda etapa, que será a de massificação do seu nome na mídia, procurando lhe vincular à imagem do governador Tião Viana e as obras realizadas no município, tanto por parta da PMRB como pelo governo estadual. Não esperem por conta da decisão a quebra da unidade da FPA, pode haver uma ou outra contestação, mas, como um caminhão de melancia, as frutas vão se acomodando ao longo da viagem.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.