Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo do Acre regulamenta convênio que garante isenção do ICMS para veículos de portadores de deficiência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (26) o decreto governamental nº 2.635 que regulamenta o Convênio ICMS nº 03, de 19 de janeiro de 2007, isentando de ICMS (Imposto sobre  Circulação de Mercadorias e Serviços) as saídas internas e interestaduais de veículo automotor novo com características específicas para ser dirigido por motorista portador de deficiência física incapacitado para dirigir veículo convencional normal.


Para serem contemplados com a isenção fiscal, os veículos especialmente destinados aos portadores de deficiências não poderão ultrapassar o valor de R$ 70 mil e precisam também de amparo de regra federal que estabelece o Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI -.

Anúncios


A lei considera como pessoa portadora de deficiência física, “aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções motoras”. Necessariamente, o portador deverá apresentar laudo de perícia médica fornecido pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-AC, especificando o tipo de deficiência.


Edmilson Alves, de Rio Branco-Ac
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido