Menu

IPAM organiza atividades do Moving Planet no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O mundo inteiro está interagindo em prol de um único ideal, minimizar os impactos ambientais provocados pelo uso desenfreado dos recursos naturais, e principalmente reduzir a emissão de gases de efeito estufa, consequentemente os efeitos das mudanças climáticas quais já são vivenciadas pela humanidade.


Tal interação vem ocorrendo através da ação Global pelo meio ambiente lançada pela 350.org, que socializa a informação de que 350 parte por milhão é o número que os principais cientistas dizem ser o limite máximo de segurança para a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.

Publicidade

A ação global pelo meio ambiente intitulada “Um dia para ir além dos combustíveis fosséis”, será realizada em diversos países, no período 19 a 24 de setembro, através de palestras, cursos, e movimentos culturais. No Acre, o evento está sendo organizado pela união de diversas instituições como o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Woods Hole Research Center (WRHC), Uninorte, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre (SEMA), Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistema Agroflorestais do Acre (Pesacre), Comissão Pró-Índio (CPI), Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE), Universidade Federal do Acre (UFAC), Colégio Alternativo e outras.


No Acre, a programação variada atinge diferentes públicos, a exemplo da palestra de abertura do evento, ministrada pelo Pesquisador da WHRC, Foster Brown, no dia 19 de setembro. Com o tema Aprendendo Sobre Mudanças Climáticas”, a palestra reuniu  cerca de 150 alunos do ensino médio de Rio Branco.


Dando continuidade a programação, foi realizada uma mesa redonda composta por comunicadores sociais do Estado, os jornalistas Altino Machado, Bruno Cássio, Evandro Ferreira e  Marcos Afonso, debateram as formas de comunicar os problemas e soluções das mudanças climáticas, com a mediação da assessora de comunicação do escritório regional do IPAM no Acre, Julie Messias.


A segunda mesa redonda foi realizada no dia 21, também na Biblioteca da Floresta, com a participação de representantes de ONG’S, Foster  Brown (WHRC), Eduardo Amaral Borges, do Pesacre, Francisca Arara e Vera Olinda, pedagoga e coordenadora da CPI; Instituições Governamentais, Magaly Medeiros, diretora executiva da SEMA, Fabiana Campelo, coordenadora da UTRE; Professores, Tadeu Melo, da UFAC, e Romero Cesar, do Colégio Alternativo. A mesa redonda que abordou Soluções para as Mudanças Climáticas, foi mediada pela  coordenadora do escritório regional do IPAM no Acre, Elsa Mendoza.


Encerrando a programação do Moving Planet no Acre será realizado, no dia 24 de setembro, plantio de mudas nas margens do Igarapé Judia,  marcha pela diminuição da emissão de gases de efeito estufa, onde a concentração será na praça dos skatistas no Canal da Maternidade, em Rio Branco-AC, às 16h30, com destino a Concha acústica onde serão realizadas peça teatral e um show.


*Julie Messias e Daniele Maia


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido