Categories: Cotidiano

ESA diz que manejo em florestas nativas é “insustentável”

Published by
Thais Farias

O jornal O Estadão, destacou esta semana, um estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) mostrando que o manejo de florestas nativas é, do ponto de vista econômico, “insustentável”. A reportagem do jornalista Washington Novaes,  classifica como “diálogo de surdo” a relação governo e sociedade.


No Acre, deputado tucano, Major Rocha, vem alertando produtores rurais instalados no projeto de manejo do Antimary, localizado na BR 364, entre os municípios de Sena Madureira e Bujari

– Há questões muito relevantes no Brasil em que, na aparência, ocorre um diálogo entre governo e sociedade; na prática, entretanto, os governantes parecem absolutamente surdos ao que dizem cientistas e cidadãos; só ouvem os que estão do lado oposto. E esse é – entre outros – o caso da gestão “sustentável” de florestas públicas por empreendimentos privados – diz a reportagem


Do ponto de vista econômico, a matéria diz que o modelo praticado em florestas públicas não permite a regeneração das árvores mais valiosas e tende à perda da rentabilidade após o primeiro corte para comercialização. Ainda segundo o estudo, em termos de sustentação da biodiversidade e manutenção da floresta, “pode fazer fracassar a política federal de concessão de florestas”.


O caso estudado é em Paragominas (PA), região onde o autor destas linhas esteve há uma década acompanhando um desses projetos e concluiu que de sustentável nada tinha; algum tempo depois ele foi embargado pelo Ibama porque retirava sete vezes mais madeira do que lhe era permitido.


Ao analisar a reportagem, o deputado Major Rocha, que vem se dedicando a fiscalização dos projetos de manejos no Acre, disse que ocorre no Pará, aquilo que ele vem alertando no Acre, especificamente, no Projeto de Manejo do Antimary.


– Aqui no Acre as denúncias comprovadas que estamos apresentando à sociedade, não tem eco. Parece que os organismos fiscalizadores estão, como diz a reportagem do Estadão, surdos e mudos. Já destaquei que o modelo de manejo do Acre é tão igual quanto o do Pará. Ninguém ganha, o homem da floresta não ganha, ganham somente os ricos madeireiros – comentou o deputado Rocha.


Pois exatamente poucos dias depois de divulgado esse estudo da Esalq o Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciava que “dez florestas nacionais integram a lista de florestas públicas que poderão ser concedidas em 2012, segundo o Plano Anual de Outorga Florestal”. Ao todo, 4,4 milhões de hectares – ou 44 mil quilômetros quadrados no Pará, em Rondônia e no Acre, equivalentes a mais de dois Estados de Sergipe. E 2,8 milhões de hectares se destinarão à “produção sustentável”. Da qual se espera retirar 1,8 milhão de metros cúbicos de madeira.


A reportagem afirma que essa política vem desde a gestão Marina Silva no ministério, contestada por uma legião de conceituados cientistas – mas sem que merecesse discussão alguma. Foi aprovada por proposta do governo ao Congresso em 2006, por escassa maioria – 221 votos a 199. E dava direito a conceder até 50 milhões de hectares, por 40 anos. Imediatamente vieram críticas contundentes, muitas delas já mencionadas em artigos neste espaço.


A começar pelas do respeitado professor Aziz Ab’Saber, da USP, para quem se trata de “um crime histórico, uma ameaça de catástrofe”. A seu ver, mais de 40% das terras são públicas e permitiriam “um programa exemplar”. A concessão, no entanto, como seria feita pela proposta aprovada, levaria à exploração intensiva à margem de rodovias e à perda da biodiversidade. Mais ainda: as florestas jamais voltarão ao domínio público após 40 anos. Todos os países que entraram por esse caminho ficaram sem elas.


Com informações do Estadão e Jairo Carioca – da redação de ac24horas


Share
Published by
Thais Farias

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024