Conecte-se agora

VIII Caravana da Cidadania: Mais de 25 mil atendimentos realizados após 30 dias de viagem pela BR 364

Publicado

em

Mais de 25 mil atendimentos foram realizados pela Caravana da Cidadania 2011, após longa viagem pela BR 364, contemplando com inúmeros serviços as regiões do Purus (Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa), do Tarauacá/Envira (Feijó, Tarauacá e Jordão) e do Juruá (Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo).

Serviços básicos como emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho, Registro de Nascimento, Casamento e Título de Eleitor, que são garantias constitucionais do cidadão, muitas vezes não são acessíveis à população do interior, mantida isolada por grande parte do ano em virtude da ausência de interligação terrestre.

Desse modo, a Caravana da Cidadania, uma realização do Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Cidadão e inúmeros parceiros, aproveita anualmente a abertura da estrada, na época do verão amazônico, para prestar atendimento e assistência jurídica às comunidades mais carentes, especialmente aos indígenas.

A emissão de RG foi o serviço mais procurado ao longo das atividades, com 3.479 expedições realizadas, seguida da expedição de 1.732 Carteiras de Trabalho e 1.173 CPF’s. Juntos, todos os serviços oferecidos proporcionaram o montante de 25.398 atendimentos, conforme quadro abaixo:

NÚMEROS DA CARAVANA DA CIDANIA
CPF – 1.173
CASAMENTO – 801
IDENTIDADE – 3.479
CARTEIRA DE TRABALHO – 1.732
ATENDIMENTO AO ELEITOR (ALISTAMENTO, DIVULGAÇÃO, EMISSÃO DE 2º VIA, REVISÃO E TRANSFERÊNCIA) 650
REGISTRO ADMINISTRATIVO (FUNAI) – 433
REGISTRO DE NASCIMENTO 2º VIA – 431
CERTIDÃO DE NASCIMENTO – 130
SUBTOTAL DE DOCUMENTOS – 8.829

Outros atendimentos
ATENDIMENTO – PROGRAMAS SOCIAIS (Bolsa família, Carteira relativas à 3º idade e Bolsa Escola) – 55
ATENDIMENTO PREVIDENCIÁRIO (INSS) – 117
ATENDIMENTO JURÍDICO – 75
ORIENTAÇÕES JURIDICAS – 24
FOTOCÓPIAS PARA DOCUMENTOS – 10.309
FOTOGRAFIAS PARA DOCUMENTOS – 5.439
ATENDIMENTOS NA ÁREA DE SAÚDE – 550
SUBTOTAL DE OUTROS ATENDIMENTOS – 16.569
Total de atendimentos – 25.398

Na primeira etapa de ações da Caravana, entre os dias 7 e 17 de agosto deste ano, foi atendida a população dos municípios de Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá. Já na segunda, iniciada no dia 25 de agosto, a Caravana atendeu os municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. Sua última parada, entre os dias 6 e 7 de setembro, foi no município de Sena Madureira.

1ª Etapa
08 e 09/08 – Ações em Manoel Urbano.
11 e 12/08 – Ações em Feijó.
15 e 16/08 – Ações em Tarauacá.

2ª Etapa
25 e 26/08 – Ações em Rodrigues Alves.
28 e 29/08 – Ações em Mâncio Lima.
01, 02, 03 e 04/09 – Ações em Cruzeiro do Sul na Expoacre Juruá.
06 e 07/09 – Ações em Sena Madureira.

Em Cruzeiro do Sul, o encerramento da programação da Caravana ficou marcado pela a realização de mais uma edição do Casamento Coletivo do Juruá, que formalizou este ano a união matrimonial de 360 casais. Além do mutirão de serviços promovido pelo Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Cidadão e diversas instituições parceiras na Expoacre Juruá.

Empenho, compromisso e parceria
A Caravana da Cidadania, que este ano teve sua oitava edição, demonstra cada vez mais a sua importância social. O sucesso desse trabalho decorre do empenho e compromisso de sua equipe, formada por 50 servidores públicos, e da firme parceria estabelecida pelo Tribunal de Justiça, por intermédio do Projeto Cidadão, com o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Além desses, outros importantes parceiros são o Governo do Estado (Secretaria de Polícia Civil/Instituto de Identificação, Deracre e OCA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Correios, Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Prefeituras Municipais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

AGÊNCIA TJAC

Acre

Bolsonaro vai tomar café com Gladson na quinta-feira

Publicado

em

O governador reeleito Gladson Cameli (PP) desembarcou em Brasília (DF) na manhã desta quarta-feira, 5, onde cumpre uma série de agendas institucionais nos Ministérios. Cameli deve ficar na capital do poder até quinta-feira, 6, quando participa de um café da manhã com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro reunirá os governadores eleitos que o apoiam no Palácio da Alvorada para demonstrar força neste segundo turno das eleições de 2022 contra o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

Continuar lendo

Acre

Alan Rick é alvo de clonagem de telefone e alerta seguidores

Publicado

em

O senador eleito, deputado federal Alan Rick (União), usou as redes sociais nesta terça-feira, 4, para alertar seus seguidores quanto à realização de uma clonagem em seu número de telefone por criminosos.

O parlamentar destacou que os internautas devem ficar atentos a quaisquer mensagens estranhas ou pedidos de dinheiro. “Amigos, novamente alguém está se passando por mim no WhatsApp. Já fiz denúncia à polícia. Fiquem atentos”, declarou o parlamentar.

Continuar lendo

Acre

Rodrigo Damasceno se põe como pré-candidato a prefeito de Tarauacá

Publicado

em

O ex-prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PODE), candidato derrotado à Câmara Federal neste ano, concedeu entrevista à rádio Boas Novas, nesta terça-feira, 3, e já se colocou à disposição para pleitear a disputa da prefeitura nas eleições municipais de 2024.

No entanto, Damasceno adiantou que não precisa ser ele o candidato, porém, reclamou da gestão da atual prefeita Lucinéia do PDT. “Se as coisas continuarem desse jeito e não vemos trabalho, coloco -me à disposição”, comentou.

Damasceno, contudo, defendeu a união das forças políticas do município contra a máquina pública. “Não era fácil lutar contra a máquina. Então, com entendimento da população, estaremos lá”, ressaltou.

Continuar lendo

Acre

Cerca de 12 ex-deputados do Acre não conseguiram se eleger

Publicado

em

Além dos deputados estaduais que não conseguiram a reeleição, pelo menos 12 ex-parlamentares que já estiveram na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em outras legislaturas, tentaram sem sucesso retornar ao parlamento estadual.

Alguns ainda conseguiram a suplência em seus partidos, mas nenhum dos ex-deputados estaduais que concorriam a uma vaga na Aleac tiveram sucesso.

Os atuais deputados estaduais que não conseguiram a reeleição foram: Antônio Pedro (União), Daniel Zen (PT), Bestene (PP), Neném Almeida (Podemos), Cadmiel Bonfim (PSDB), Marcus Cavalcante (PDT) e Wagner Felipe (Republicanos).

Veja a lista DOS EX-DEPUTADOS:

Leila Galvão – MDB – 4.046 votos

Jairo Carvalho – Republicanos – 4.001 votos

Raimundinho da Saúde – Pros – 3.558 votos

Eber Machado – Republicanos – 3.446 votos

Jamyl Asfury – Republicanos – 2.385 votos

Heitor júnior – PSD – 2.852 votos

Josemir Anute – Patriotas – 2.598 votos

Tarcísio Pinheiro – PL – 2.193 votos

Moisés Diniz – Solidariedade – 1.848 votos

Gilberto Diniz – MDB – 1.333 votos

Lourival Marques – MDB – 1.013 votos

Manoel Machado – Solidariedade – 509 votos

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.