O governo do Acre e a prefeitura de Rio Branco dão continuidade às ações de combate e prevenção à dengue no Estado. Nesta segunda etapa, as ações estão direcionadas às escolas localizadas nos bairros com maior índice de infestação do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue -, quando alunos e professores serão incentivados a fabricar armadilhas para capturar o mosquito.
“Prevenção Sim, Dengue Não! A Guerra Continua”. Este é o slogan da nova campanha, que tem como objetivo evitar outra epidemia na capital, a exemplo do ano passado, quando foram notificados aproximadamente 35 mil casos, nove deles com vítimas fatais.
Rio Branco foi a segunda das 16 cidades brasileiras, e a primeira da Região Norte, que enfrentou uma epidemia de dengue em 2010. Diante desse quadro, o governador Tião Viana, o prefeito Raimundo Angelim e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não mediram esforços para reduzir as notificações da doença.
Uma das ações realizadas pela parceria foi a campanha “Guerra Contra a Dengue”, que ocorreu de forma ostensiva e integrada em várias frentes de trabalho, como a Operação Limpeza, que contou com 104 equipamentos e mais de mil profissionais envolvidos. Em dois meses foram recolhidas 8.557 toneladas de lixos e entulhos nos bairros onde a ocorrência de casos foi maior.
Para o sucesso da campanha, outras ações ocorreram de forma paralela, como a contratação de mais agentes de vigilância em saúde para agir no controle vetorial; mobilização social com veiculação de material informativos em vários meios de comunicação – rádio, TV, internet, outdoor e busdoor. A “Brigada Jovem Contra a Dengue” se uniu a operação e reuniu cerca de 180 jovens, que foram às ruas combater os focos do mosquito nas instituições públicas, federais e municipais, nas escolas e nas suas vizinhanças, realizando a distribuição de material informativo e palestras de conscientização. Além disso, foram distribuídas e instaladas 36 mil tampas de caixa d’água.
De acordo com a gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, Izanelda Magalhães, o trabalho integrado reduziu em mais de 99% os números de notificações de dengue, comparando a primeira semana epidemiologia de 2011 – de 2 a 8 de janeiro -, na qual foram registrados 2.477 casos da doença, com a 34ª semana epidemiológica – 21 a 27 de agosto -, que registrou 18 casos. Também houve uma importante redução nos Índices de Infestação Predial (IIP), que no mês de fevereiro era de 6,77% e caiu para 4,08% em agosto.
“Tais resultados demonstram o compromisso do governador Tião Viana em zelar pela saúde da população acreana e o compromisso dos profissionais e parceiros envolvidos na operação contra a dengue. Agora estamos dando continuidade às ações, uma vez que nesse período de estiagem é que os mosquitos aproveitam para depositar seus ovos, por isso é importante orientar e mobilizar as pessoas para evitar armazenar água em locais abertos”, afirma a gerente.
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…