Uma decisão aprovada em Brasília, nesta terça-feira 13, poderá beneficiar acrianos de Rio Branco que sofrem com uma das tarifas mais caras do País, no transporte coletivo. O projeto de lei (PLC 310/09) que institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup) foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.
A iniciativa tem como meta diminuir os preços das tarifas cobradas dos usuários por meio da redução da carga tributária incidente sobre serviços de transporte. A idéia é reduzir a zero, entre outras, as alíquotas das Contribuições para o PIS/Pasep e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre o faturamento dos serviços e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide/Combustíveis) na aquisição de óleo diesel.
O projeto ainda prevê uma parceria com estados e municípios para redução de impostos não federais.
Para entrar em vigor, a matéria precisa da aprovação de mais duas comissões do Senado e do veto presidencial, contudo, há ânimos para aprovação rápida do conteúdo, uma vez que o próprio Governo Federal visa melhorar os serviços de transporte coletivo no País que vai sediar os dois maiores eventos esportivos internacionais.
Edmilson Alves com informações da Agência Senado
Uma pena pelos que partiram desta para melhor ou, infelizmente para pior. Foi um ano…
Parte dos vereadores de Rio Branco pode não comparecer à sessão extraordinária que deve ser…
O corpo da décima vítima do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi encontrado…
O governo federal publicou nesta sexta-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União…
Em petição encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta sexta-feira (27), a Câmara…
O atacante brasileiro Vinicius Júnior voltou a se eleito o melhor jogador do mundo nesta…