Menu

Construção de estrada marca início do assentamento Pirã de Rã, em Senador Guiomard

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na primeira semana de setembro foi dada a partida para o assentamento de 96 famílias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Pirã de Rã, em Senador Guiomard (AC) no Território da Cidadania Baixo Acre. O Incra no Acre e o Governo do Estado lançaram o Programa de Abertura de Estradas, o programa vai construir 20 km da estrada para garantir o acesso dos assentados aos seus lotes, que contam com áreas que variam de cinco a seis hectares.


A área do PDS Pirã de Rã é de 1,120 mil hectares e, para as famílias que vão viver lá, a medida representa a realização do sonho de finalmente ter a sua a terra. Para Reginaldo Rubens da Silva, 38, sua esposa Marilis Nogueira da Silva, 27, e os cinco filhos do casal, o anúncio significa o fim de uma longa espera. Há seis anos a família aguarda por esse momento e, sem ter onde morar, estão provisoriamente instalados na associação de trabalhadores rurais. Filhos de seringueiros e agricultores o casal disse só saber viver do cultivo da terra, conforme a tradição familiar. “A ansiedade é grande pra finalmente estar dentro da nossa casa, começar logo a plantar, criar galinha, fazer horta e ter um lugar pra criar nossos filhos.”

Publicidade

A iniciativa é fundamental para efetivar o assentamento de terras desapropriadas em dezembro de 2004 e vai permitir a chegada de políticas públicas. Criado às margens da rodovia, o assentamento tem fácil acesso. Com a abertura das estradas vicinais, além da fixação dos assentados, a iniciativa abre as portas para a chegada de outros programas de infraestrutura como o programa Luz pra Todos e acesso à água tratada, esgotamento e escoamento da produção.“Pra mim, que sou funcionário de carreira do Incra, trata-se de um momento de satisfação a efetivação do assentamento. É a política de redemocratização de acesso a terra de fato acontecendo”, destacou o superintendente Thaumaturgo Neto.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido