Conecte-se agora

A decadência da Igreja Católica

Publicado

em

A divulgação da pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas pegou os católicos de todo o Brasil de surpresa. O crescimento assustador dos Evangélicos no país direcionou o catolicismo a uma profunda reflexão. “A preocupação de nossa Igreja é intensificar a formação religiosa de católicos praticantes, que tenham formação religiosa”, disse o Padre Massimo Lombardi, em entrevista concedida ao ac24horas, em seu gabinete, na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no centro de Rio Branco.

No Acre os católicos desceram aos 50.73%, enquanto o número de evangélicos pentecostais subiram 24,18%. Os evangélicos tradicionais subiram 12,46%. Em Rio Branco, existem 41,99% de católicos. A proporção de católicos parou de cair entre os anos de 2000 e 2003.


Segundo o padre Mássimo, uma das estratégias utilizadas pela Igreja para esta formação é o estudo do evangelho. O objetivo é qualificar o praticante ao manuseio da Bíblia e ao entendimento da mensagem espiritual. Esta semana, a Igreja aprofundou estudo no texto de Êxodo, com a participação do teólogo Padre Shigue. Ainda como busca de manutenção de seus fieis, os Padres estudam a realização de celebrações mais vivas e animadas.

– Tudo para que a pessoa que entre à Igreja tenha um encontro com Jesus Cristo. Percebemos que na América Latina, a pessoa se aproxima de uma religião através da emoção, do coração – destacou o Padre Massimo.

O Padre confirmou que esse relatório com números de fieis está sendo repassado ao Vaticano, através da rotina normal em que o Papa Bento XVI recebe os bispos de todos os países. Massimo citou as medidas tomadas pelo Papa aos casos de Pedofilia envolvendo a Igreja, mas segundo ele, os fatos vieram à tona muito mais por pressão midiática [no ano Sacerdotal] do que por pressão social.

– Esses casos são gerais, inclusive dentro da Igreja Evangélica há casos de pedofilia. Isso é fato vencido, as providências foram tomadas, não creio que tenha influenciado para as pessoas deixarem a Igreja – comentou.

O Padre questiona alguns pontos da pesquisa, entre eles, o de confiabilidade na Instituição. A Igreja Católica subiu para o segundo lugar no ranking de instituições mais confiáveis no Brasil. “Antes a Igreja ocupava o sétimo lugar, só perde para as Forças Armadas e ganha de longe do governo federal”, citou o Padre.

Massimo não acredita que exista ateísmo, ele analisa o aumento no número de pessoas sem religião [10.82% no Acre] as propostas mercantilistas e interesseiras de algumas Igrejas “que desmoralizam todas as instituições”, acrescentou.

O Padre diz que o católico tem que ser apaixonado por Jesus Cristo. Ele lembrou que na atualidade ninguém quer mais saber de sacrifício e nem de renúncia. Ele critica o mundo neoliberal que busca resultados imediatos e sem o sacrifício.

– Jesus continua dizendo, você quer me seguir, venha atrás de mim, mas não tenha medo basta carregar sua cruz sem arrastá-la, mas de cabeça erguida com confiança e alegria – pregou.

No final da entrevista, Massino alfinetou Igrejas que pregam vida fácil, de alivio e soluções imediatas e que oferecem o fim do sofrimento e felicidade plena. “Isso é o x da questão, mas a verdade vos libertará, que viverá, verá”, concluiu.

Fenômeno acontece pela necessidade de se praticar a fé

ac24horas procurou o teólogo evangélico, Pastor Paulo Machado, secretário da Associação dos Ministros Evangélicos no Acre para saber como o grupo recebeu os resultados da pesquisa. Para ele, “o fenômeno é da necessidade do ser humano desenvolver a sua religiosidade, mas que ela atenda as necessidades formais de resistências”, disse o Pastor.

Machado acredita que o crescimento dos evangélicos, o decréscimo dos católicos e o número daqueles que não tem confissão religiosa definida ou que dizem não ter religião, se dá pela maneira como o ser humano se envolve na religião.

– A dinâmica produzida pelo movimento evangélico tem provado que é maior, satisfaz mais as necessidades psíquicas do ser humano, do que a que o catolicismo tem produzido, por isso que a Igreja Católica ficou assustada com os dados da pesquisa – afirmou o teólogo.

O Pastor disse não ter dúvidas de que a Igreja Católica vai rever o seu método de trabalho para tentar frear esse fenômeno. Aprofundando sua resposta, ele também citou o surgimento dos movimentos pentecostais e neopentecostais e, por último, o neodenominacional, como influentes desse crescimento.

– A Igreja católica mantinha um movimento estático e o evangelho trouxe essa dinâmica de mais liberdade. A religião deixou de ser um processo de exteriorização social para interiorização relacional, onde o homem pode se relacionar com Deus de forma mais direta – comentou o Pastor.

Os evangélicos estão em campo para aperfeiçoar ainda mais esse movimento. O desafio, segundo Machado, é de poder produzir a unidade, consenso do pensamento cristão entre as mais diversas lideranças do Estado. Para isso, eles já cumprem uma grande agenda no interior, “para que se possa ter uma organização sólida, firme e com participação maciça dessa expressão de 43% dos evangélicos no Acre”, concluiu o Pastor.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
[email protected]

Acre

Aos 60 anos, “Dercy Gonçalves do Acre” sonha em ser atriz pornô

Publicado

em

Moradora do bairro Quinze, em Rio Branco, Celeste Baby (nome artístico) acumula mais de 30 mil seguidores do Instagram e tem sido considerada a Dercy Gonçalves do Acre. Aos 60 anos, a autointitulada “imoral” não escondeu nada sobre suas experiências sexuais cinematográficas, no CipódCast de ontem (28), transmitido pelo canal Na Ponta do Cipó, no YouTube e no Facebook do Ac24horas.

Longe de qualquer vergonha, Celeste conta que sempre foi namoradeira, mas a partir de uma sugestão da irmã, decidiu viajar pelo Brasil e hoje já conhece 18 estados: “em todo canto já aprontei muito, namorei muito dentro do mar. Fui num passeio de barco em Salvador e já fui paquerando o barqueiro, fui lá pro porão com ele. Foi só uma curtição de um dia”. Já em Fortaleza, Celeste Baby conta que durante uma corrida de Uber foi parar no motel: “não paguei nada”.

Amante das relações, Celeste diz não acreditar em fidelidade de relacionamentos. Com várias experiências frustradas, ora sendo traída, ora traindo, diz que fidelidade é coisa do passado.

VONTADE DE FAZER PORNÔ

“Juro por Deus”, diz Celeste ao afirmar o sonho de fazer pornô. “Eu tenho vontade de ficar nua, mostrar meus seios, mostrar meu corpo”. O corpo ideal do ator, ela descreve: negro, na casa dos 50 anos.

Assista a entrevista:

video
Continuar lendo

Acre

Greve dos médicos é adiada para avaliar avanços nas negociações

Publicado

em

A Diretoria do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) decide adiar a retomada da greve para que, antes da mobilização, seja realizada uma assembleia geral extraordinária, segunda-feira, 4 de julho. O movimento estava marcado para iniciar nesta quinta-feira, 30.

Os sindicalistas planejam reunir primeiro a classe para avaliar a atual situação do estado e verificar os avanços obtidos a partir das cobranças feitas ao governo do estado. A categoria poderá decidir os novos rumos, incluindo continuar ou não com o protesto.

Para o vice-presidente do Sindmed-AC, Rodrigo Prado, a proposta é verificar se existem ganhos e se a população está sendo beneficiada com a melhoria no atendimento. Entre as reivindicações está a realização do concurso público para garantir a ampliação do quadro de servidores e o reconhecimento da classe, por meio de gratificações, devido à exposição dos profissionais que enfrentam o coronavírus, a varíola do macaco e as síndromes gripais.

“Queremos melhorias, concurso público e o reconhecimento do risco enfrentado pelos trabalhadores. Existindo avanços, a população será beneficiada de forma direta”, detalhou o representante sindical.

Continuar lendo

Acre

Acre tem 9 casos, 2 internados e nenhuma morte por Covid-19

Publicado

em

O estado do Acre registrou 9 casos de coronavírus nesta quarta-feira, 29 de junho. Segundo a secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), o número de infectados é de 125.768 em todo o estado.

Nenhum óbito foi notificado nesta quarta, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.002 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 331.438 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.662 casos foram descartados e 8 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 123.115 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 2 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Acre

Crédito suplementar de quase R$ 33 milhões para o Saerb é aprovado

Publicado

em

O Projeto de Lei Complementar (PLC), enviado pelo prefeito Tião Bocalom (Progressistas), que dispõe sobre abertura de crédito suplementar de R$ 32,5 milhões que será destinado ao Serviço de água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) foi aprovado no plenário da Câmara Municipal na terça-feira, 28. O PL segue para a sanção do prefeito.

De acordo com o texto, o recurso financeiro será utilizado para solucionar problemas de abastecimento na capital e custear despesas da autarquia, como locação de veículos, aquisição de combustível, de produtos químicos, hidrômetros, compra de equipamentos de informática, dentre outras necessidades.

Desde o início do ano, o serviço de saneamento e abastecimento de água da capital acreana passou a ser executado, ainda em parceria com o governo do Estado, pelo Sistema de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!