Menu

Queimadas tem redução de 59%, diz Comissão Estadual de Gestão de Riscos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A redução do número de queimadas foi de 59% se comparado o mesmo período do ano passado. Somente em setembro, mês de maior incidência de focos de incêndios, a redução chegou a 34%. Os números foram divulgados pela Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais.


Segundo a Agência de Noticias do Acre, a Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA) atuou durante todo o feriadão.A situação, contudo, ainda é muito preocupante. Graças às mudanças climáticas extremas que o planeta está atravessando – naturais, mas bastante potencializadas pela pressão que empreendimentos humanos não-sustentáveis ocasionam ao meio ambiente -, o tradicional período de estiagem amazônico está se alongando além do previsto, com a umidade relativa do ar em apenas 37% em setembro, sendo que o normal, para a região é, em média, 80%.

Publicidade

A falta de umidade compromete lençóis freáticos e nascentes, o que na prática tem diminuído muito o nível dos rios acreanos. Com apenas 1,52 metro registrado neste mês, o Rio Acre enfrenta seu nível mais crítico em 40 anos.


Com informações da Agência de Notícias do Acre e Jairo Carioca – da redação de ac24horas


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido