Categories: Acre

Sistema carcerário do Acre não acompanhou evolução tecnológica

Published by
Thais Farias

Entrada de dinheiro alimenta o tráfico de drogas
e de influência dentro dos presídios


Depois da série exclusiva editada pelo ac24horas, sobre a situação precária do presídio de Cruzeiro do Sul, o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Adair Longuini visitou as instalações da Unidade e ficou surpreso com o que viu. Na matéria de hoje, o ac24horas mostra a última reportagem da série e fala sobre a entrada de dinheiro que alimenta o tráfico de drogas e de influência dentro dos presídios.


Mais de 24 mil pessoas estão cadastradas para realizar visitas dentro dos presídios do Estado do Acre. Inaugurada há 27 anos, a Unidade Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, passou por reformas, ampliação, mas não acompanhou a evolução tecnológica que é referência em outras capitais, para impedir crimes a partir das celas.


Durante as visitas, a falta de segurança começa na entrada ao presídio. A falta de equipamentos para realização de raios-X do visitante [exposto a um tipo de revista ultrapassada], permite a entrada de drogas, telefones celulares e outros tipos de produtos não permitidos. Segundo dados do Instituto de Administração Penitenciária do Acre [IAPEN], em média, por semana, 2.600 pessoas visitam parentes, amigos e conjugues nos presídios, somente na Unidade Francisco de Oliveira Conde.


Ainda segundo os agentes penitenciários, durante as visitas intimas não existe privacidade. “Um lençol é utilizado como parede, mas o barulho das relações sexuais é compartilhado por crianças, pessoas de idade, visitantes e companheiros de celas”, revela.


A falta de um local apropriado para as visitas intimas, leva a prostituição para dentro das unidades de prisão do Acre. A ineficácia, aliada a permissão para entrada de dinheiro é uma mistura ideal para o tráfico de drogas e de influência dentro das celas.


– O tráfico de drogas permite que a moeda de troca intramuros seja a mesma que acontece fora dos presídios, aumentando as tentativas de corromper os profissionais que trabalham no sistema – disse um agente penitenciário.


Há informações de que os presos estão trabalhando como verdadeiras agências financeiras. Emprestando dinheiro a juros. Os chefões, que também lideram redes de tráficos, são conhecidos como “agiotas das cadeias”, tudo com o consentimento do Estado.


– Os presos recebem colchão, tem café, almoço, janta. E então por que a entrada de dinheiro? – questionam os agentes penitenciários.


Obras das novas penitenciárias estão paralisadas por falta de dinheiro


O projeto de entrega das novas penitenciárias previsto para o final do ano está prejudicado pelos cortes de R$ 50 bilhões no Orçamento Geral da União. O presídio Francisco de Oliveira Conde foi construído para abrigar 600 reeducandos, mas abriga 2000 homens a mais do que sua capacidade. Dos 2.600 presos, apenas 123 estão trabalhando e 150 trabalham em regime semiaberto.  No pavilhão feminino, a situação não é diferente, a capacidade é de 90 presos, mas existem 184.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Share
Published by
Thais Farias

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024