Conecte-se agora

Sistema carcerário do Acre não acompanhou evolução tecnológica

Publicado

em

Entrada de dinheiro alimenta o tráfico de drogas
e de influência dentro dos presídios

Depois da série exclusiva editada pelo ac24horas, sobre a situação precária do presídio de Cruzeiro do Sul, o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Adair Longuini visitou as instalações da Unidade e ficou surpreso com o que viu. Na matéria de hoje, o ac24horas mostra a última reportagem da série e fala sobre a entrada de dinheiro que alimenta o tráfico de drogas e de influência dentro dos presídios.

Mais de 24 mil pessoas estão cadastradas para realizar visitas dentro dos presídios do Estado do Acre. Inaugurada há 27 anos, a Unidade Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, passou por reformas, ampliação, mas não acompanhou a evolução tecnológica que é referência em outras capitais, para impedir crimes a partir das celas.

Durante as visitas, a falta de segurança começa na entrada ao presídio. A falta de equipamentos para realização de raios-X do visitante [exposto a um tipo de revista ultrapassada], permite a entrada de drogas, telefones celulares e outros tipos de produtos não permitidos. Segundo dados do Instituto de Administração Penitenciária do Acre [IAPEN], em média, por semana, 2.600 pessoas visitam parentes, amigos e conjugues nos presídios, somente na Unidade Francisco de Oliveira Conde.

Ainda segundo os agentes penitenciários, durante as visitas intimas não existe privacidade. “Um lençol é utilizado como parede, mas o barulho das relações sexuais é compartilhado por crianças, pessoas de idade, visitantes e companheiros de celas”, revela.

A falta de um local apropriado para as visitas intimas, leva a prostituição para dentro das unidades de prisão do Acre. A ineficácia, aliada a permissão para entrada de dinheiro é uma mistura ideal para o tráfico de drogas e de influência dentro das celas.

– O tráfico de drogas permite que a moeda de troca intramuros seja a mesma que acontece fora dos presídios, aumentando as tentativas de corromper os profissionais que trabalham no sistema – disse um agente penitenciário.

Há informações de que os presos estão trabalhando como verdadeiras agências financeiras. Emprestando dinheiro a juros. Os chefões, que também lideram redes de tráficos, são conhecidos como “agiotas das cadeias”, tudo com o consentimento do Estado.

– Os presos recebem colchão, tem café, almoço, janta. E então por que a entrada de dinheiro? – questionam os agentes penitenciários.

Obras das novas penitenciárias estão paralisadas por falta de dinheiro

O projeto de entrega das novas penitenciárias previsto para o final do ano está prejudicado pelos cortes de R$ 50 bilhões no Orçamento Geral da União. O presídio Francisco de Oliveira Conde foi construído para abrigar 600 reeducandos, mas abriga 2000 homens a mais do que sua capacidade. Dos 2.600 presos, apenas 123 estão trabalhando e 150 trabalham em regime semiaberto.  No pavilhão feminino, a situação não é diferente, a capacidade é de 90 presos, mas existem 184.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
[email protected]

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Morre o Gouveião, funcionário aposentado da Aleac, aos 77 anos

Publicado

em

Neste domingo, 01, morreu, vítima de câncer no pulmão, Cleomar Freire Gouveia, conhecido como Gouveião.

Gouveião tinha 77 anos e era conhecido por ter sido por muitos anos diretor geral do Parlamento acreano, perdendo o posto em 1999 para o então Senador da República, Sérgio Petecão.

Tio da Conselheira do Tribunal de Contas, Naluh Golveia, Gouveião era torcedor do Clube Juventus e estava internado há mais de uma semana no Hospital Santa Juliana.

Fato curioso é que sua falecida esposa também morreu num domingo.

Continuar lendo

Acre

Gladson conduz carreata do Club do Fusca até o município de Xapuri

Publicado

em

O governador Gladson Cameli esteve participando neste domingo, 1º, de uma carreata a convite do Club do Fusca. Os adeptos saíram do Segundo Distrito em direção ao município de Xapuri.

Estiveram no ato, vários exemplares e versões melhoradas do veículo que ganharam a BR-317 e fizeram um verdadeiro desfile.

O chefe do executivo acreano conduziu o passeio, dirigindo um dos exemplares do veículo cedido pela organização do evento.

Nas redes sociais, o governador afirmou que o fusca, além do avião, é uma de suas paixões. “Carro é uma das minhas paixões! E hoje, à convite do Fusca Clube Acre, dei um passeio de fusca com meu filho Guilherme. Foi show! O fusca é um carro apaixonante, só quem é amante dessa relíquia sabe. O que eu dirigi era top! Novinho, novinho. Gratidão pelo convite! Gosto muito desse tipo de atividade e acredito que devemos estimular e valorizar cada vez mais”, declarou.

Atualmente com mais de 60 adeptos, a Associação Fusca Club Acre existe desde 2009, sendo fundada oficialmente em 2014. Segundo o presidente da associação, Genival Sombra, os passeios ocorrem costumeiramente aos fins de semana, como forma de entretenimento, exposição e conquistar novos adeptos.

Continuar lendo

Acre

Mais de 5 mil adolescentes foram imunizados em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Um levantamento da Secretaria de Saúde do município de Cruzeiro do Sul, mostrou que mais de 5,5 mil adolescentes de 12 a 17 anos foram vacinados contra a Covid-19 no Tik Tok da vacinação, montado no Shopping Copacabana, no último sábado, 31.

A prefeitura estimava atender mais de 12 mil jovens no mutirão. Inicialmente, os atendimentos seriam feitos das 16h às 21h, mas o horário precisou ser estendido até às 22h para atender a demanda.

Dados do portal de transparência do governo, apontam que o Acre recebeu 730.563 doses de vacinas e foram aplicadas 500.979 até esta sexta (30), sendo 371.023 da primeira dose, 119.873 da segunda e 10.083 dose única. Rio Branco aplicou 249.714 doses e Cruzeiro do Sul 59.252.

Continuar lendo

Acre

Acre registra uma morte e seis casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), registrou 6 casos de infecção por coronavírus neste domingo, 1° de agosto, sendo todos confirmados por exames RT-PCR, o número faz com que o número de infectados salte para 87.141 nas últimas 24 horas.

Os dados da saúde contabilizaram apenas uma notificação de óbito, sendo um morador de Rio Branco, A.F.L., de 42 anos que deu entrada no dia 18 de julho, no Pronto-Socorro de Rio Branco, e faleceu no sábado, 31 de julho. O número oficial de mortes por Covid-19 subiu para 1.800 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 238.968 notificações de contaminação pela doença, sendo que 151.815 casos foram descartados e 6 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 83.218 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 29 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas