Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mais de 5 mil exames de PCCU estão encalhados no Cecon

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais de 5 mil exames de PCCU [Prevenção do Câncer do Colo Uterino] estão acumulados nas prateleiras do Centro de Oncologia do Acre [Cecon]. Faltava reagente. A medida proposital que suspendeu durante duas semanas o trabalho no laboratório, tomada pela patologista Zelia Assis, gerente do setor, foi para melhorar a qualidade dos diagnósticos e a dar mais segurança para os profissionais que trabalham nos diagnósticos.


– Mudamos o tipo de reagente para evitar a toxidade nos profissionais que coram e dar qualidade nos diagnósticos – acrescentou Zelia.

Anúncios


A gerente garantiu que em 15 dias todo o atendimento estará normalizado. Centralizado na capital, o atendimento recebe em média, 700 pedidos de exames dia. A demanda vem dos 22 municípios do Acre. Mesmo dispondo das melhores equipes no laboratório estadual, os resultados levam mais de 30 dias para chegarem de volta aos usuários.


– A maior dificuldade ainda é de logística, principalmente nos municípios mais isolados como Santa Rosa do Purus, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo – comentou a gerente.


Mesmo com a demanda e com índice alto de diagnóstico positivo, o Laboratório ainda não dispõe de um carro exclusivo para a coleta dos exames nos Postos de Saúde da capital. No Acre só existem 04 patologistas, 03 deles, no Hospital das Clinicas.


– Nosso objetivo não é detectar o câncer, mas o diagnóstico de lesões intraepiteliais  de alto grau do colo do útero. Essa fase tem cura, isso é prevenção – destaca Zelia.


Estimular a estruturação de Unidades secundárias de assistência para o diagnóstico e tratamento das mulheres com lesão intraepitelial de alto grau do colo do útero; promover capacitação de técnicos locais para gerenciamento da informação sobre o seguimento da mulher, no módulo de coordenação do SISCOLO; e ainda, estimular a qualificação de médicos ginecologistas para a realização de  procedimentos de colposcopia, biópsia e exerese da  zona de transformação (EZT) estão dentro das metas estratégicas que podem contribuir para o alcance das metas.


– Estamos proporcionando treinamento nas unidades. Semana que vem vamos a Cruzeiro do Sul e vamos realizar esse trabalho em todas as cidades – garantiu Zelia Assis.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido