Menu

Educação da região norte é uma das piores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As regiões Nordeste e Norte obtiveram os piores resultados da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização). O exame tem como objetivo aferir o nível de aprendizado das crianças no início da vida escolar, após os três primeiros anos de estudo. A avaliação foi aplicada no primeiro semestre de 2011 a cerca de 6 mil alunos de 250 escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do Brasil.


O resultado geral do País não foi positivo. A pesquisa mostrou que 56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em Leitura para este nível do ensino, e 42,8%  em Matemática, com grande variação entre as regiões e as redes de ensino pública e privada.

Publicidade

Na avaliação por região, o Nordeste ficou em último na Leitura. Apenas 42,5% dos estudantes da região conseguem ler e compreender um texto. O melhor resultado foi o da região Sul, com 64,6%, seguido do Centro-Oeste (64,1%), Sudeste (62,8%) e Norte (43,6%).


Os alunos nordestinos também não alcançaram um bom resultado em Matemática. Se a média nacional já foi inferior a metade do percentual máximo (42,8%), somente um terço dos estudantes do Nordeste (32,4%) aprenderam o que era esperado em Matemática. O percentual só não foi pior do que os alunos do Norte, que correspondeu a 28,3%.


O melhor resultado foi conquistado pelos alunos das escolas do Sul do Brasil (55,7%), seguido do Centro-Oeste (50,3%) e Sudeste (47,9%)


A Prova ABC, realizada pela primeira vez no País, é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).


» Confira o resultado por região, além da diferença de percentual das escolas privadas e públicas do Brasil:


– Percentual em Leitura dos alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série) por região e por rede de ensino:


– Percentual em Matemática dos alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série) por Região e por rede de ensino:


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido