Na Aleac, professores da UFAC, IFAC e Sindicatos pedem que bancada federal do Acre não vote na PEC 55

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta sexta-feira (9) uma audiência pública proposta pelo deputado Jenilson Leite ( PCdoB) para discutir o Projeto de Emenda Constitucional nº 55 ( PEC do teto de gasto), Reforma da Previdência e a Medida Provisória 746 ( Reforma do Ensino Médio). O evento teve teve por objetivo discutir os impactos que essas proposições podem causar na vida das pessoas caso sejam aprovadas. O encontro contou com a presença de professores, estudantes, lideres sindicalistas da Educação, defensores púbicos e do deputado federal Moisés Diniz (PC do B).
Desde que iniciou sua tramitação como PEC 241 na Câmara Federal, PEC 55 ( Senado Federal) tem sido alvo de protestos em todo país. De acordo com a proposta, caso aprovada, será estabelecido legalmente um teto de gastos que congela por 20 anos quaisquer tipos de investimentos em áreas sociais, como a da saúde e educação.
Além da PEC 55, surge também o debate acerca da Reforma do Ensino Médio, publicado por meio de Medida Provisória (MP), onde estabelece diversas mudanças para a Educação no Brasil e, segundo pais, mestres e conselheiros de educação, não houve um debate público e consulta popular que são necessárias para levar adiante tais mudanças.
Em pronunciamento, o deputado Jenilson Leite disse que a PEC 55 coloca em jogo um dos principais instrumentos de justiça social do país, os gastos com Educação e Saúde. “Sugeri a realização de uma audiência para discutir com as categorias interessadas e com a população esses três temas que ao meu ver precisam ser mais bem debatidos. A aprovação da PEC 55, por exemplo, causará um grande impacto sobre a parcela mais pobre da população e sobre o estímulo aos negócios privados. Diante disso, não podemos nos calar nem tão pouco ficar de braços cruzados. Temos que ir à luta”, disse.
O deputado Moisés Diniz frisou que a PEC 55 agrada somente aos poderosos. “Essa PEC vai engolir sonhos de universidade para os filhos dos pobres. Vai prejudicar o futuro de crianças e a universidade do adolescente. Vai comer o salário dos professores. Essa PEC tem um mérito que é querer frear a baderna fiscal do nosso orçamento, o problema é caminho que ela escolheu. Ela podia ser uma grande PEC, abraçada e querida por todos, mas preferiu virar rabo de sereia e boca de tubarão”, enfatizou.
Para Sávio Maia, presidente da Associação dos Docentes da Ufac (Adufac), a PEC reduz os investimentos do setor educacional e prejudica os trabalhadores no geral. “O problema é que o governo só gasta mais do que arrecada se desconsiderar os quase 50% do orçamento que são destinados ao pagamento de juros e amortizações da dívida pública. Curiosamente, a dívida pública é justamente o único gasto público que não será cortado caso a PEC seja aprovada. Que seja feito um reajuste fiscal, mas, sem sacrificar a saúde e a educação”, complementou.
Ao final do encontro o deputado Moisés Diniz informou que no próximo dia 22 de será realizado uma nova audiência pública no Poder Legislativo com a finalidade de formar um Comitê de Luta contra a PEC 55, Medida Provisória 746 e contra a Reforma da Acreprevidência. O encontro contará com a participação de estudantes, líderes sindicais da educação, líderes sindicais rurais, estudantes, professores, presidentes de bairros, deputados estaduais e federais.
“Criaremos esse comitê para ganharmos força e lutar de frente contra essas medidas. Farei o possível para mobilizar os deputados federais em Brasília, precisamos ir à luta não podemos permitir que setores importantes como segurança, saúde e educação sejam prejudicados. A reforma da Acreprevidência também precisa ser mais bem debatida e para isso precisamos nos unir”, concluiu.

A companhia de Cães (CP Cães) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) informou na noite desta terça-feira, 21, a morte do cão policial “K9 Dante”.
Segundo informações da Tenente Patrícia da Companhia de Cães, Dante estava acometido de um câncer e estava em tratamento no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Acre.
Conhecido no meio da imprensa como o terror dos traficantes, Dante possui um histórico de muitas apreensões, um cão policial exemplar no qual trabalhou com bravura, desempenhando atividade de cão de faro, o mesmo tinha sua especialidade em narcóticos e armas.
“Ele dedicou toda sua vida até seus últimos dias a carreira de cão policial, um dos melhores da companhia, hoje estamos em luto por esse parceiro que se foi. Que eu e meu cão sejamos eternamente um” conclui a Tenente com a frase usada na Companhia de Cães.
Dante será sepultado no memorial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) situado no próprio batalhão na Estrada Dias Martins, na Chácara Ipê.

O vigilante da empresa Vip, Ricardo Master de Souza, de 34 anos, tirou a própria vida após efetuar um tiro no peito na tarde desta terça-feira, 21, dentro de um veículo no estacionamento do estádio Arena da Floresta situado no bairro Areal, no segundo distrito de Rio Branco.
De acordo com informações da polícia, Marcos foi encontrado morto dentro do seu carro modelo Jetta, de cor branco e placa NXT-2C12 por um primo que estava a sua procura após publicar em um grupo da família que iria cometer suicídio.
A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para os trabalhos do perito em criminalística, em seguida acionaram a ambulância do suporte avançado do Servidor Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), quando os paramédicos chegaram ao local, o médico apenas atestou óbito do vigilante.
Familiares informaram que Ricardo por ser vigilante tinha porte de arma e possuía uma pistola 9 milímetro registrada. Familiares relataram ainda a reportagem que Ricardo estava passando por um quadro grave de depressão, após a morte de seu pai que morreu há 6 meses.
Após a perícia, o corpo do vigilante foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia de Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (DEIC).

O adolescente Leandro da Silva Pereira, de 16 anos, vulgo “Bedeu” foi executado a tiros na madrugada desta terça-feira, 21, dentro de uma residência situada rua Tocantins, no bairro Chico Paulo, no município de Senador Guiomar, distante 27 km de Rio Branco.
Segundo informações da polícia, Leandro estava dormindo em uma rede quando criminosos pularam o muro pela parte de trás da casa, se aproximaram e em posse de armas de fogo, efetuaram vários tiros que atingiram no peito e na mão da vítima. Após a ação, os autores do crime que são membros de uma organização criminosa fugiram do local.
Familiares acionaram a ambulância do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas quando os paramédicos chegaram ao local, o adolescente já se encontrava morto.
Policiais Militares estiveram no local e isolaram a área para os trabalhos do perito em criminalística, em seguida, colheram as características dos criminosos, fizeram patrulhamento na região em busca de prendê-los, mas eles não foram encontrados.
O corpo de Leandro foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Rio Branco para os exames cadavéricos.
De acordo com a Polícia, Leandro era membro da organização criminosa Bonde dos 13, já foi para a pousada de menores duas vezes pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e saiu da pousada semana passada.
O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil de Senador Guiomard.

O senador Marcio Bittar (União Brasil) fez questão de participar, nesta segunda-feira (20), da abertura oficial do ano letivo 2023 para 100 mil alunos do ensino fundamental da rede estadual de ensino. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), ocorreu na quadra da escola Padre Diogo Feijó, em Rio Branco.
Durante o evento, foram entregues aos estudantes dois laboratórios móveis, adquiridos por meio de emenda parlamentar do senador Marcio Bittar. Os equipamentos serão utilizados no ensino das disciplinas de ciências, física e química.
O total do investimento é de aproximadamente R$ 4 milhões. Nessa primeira etapa, serão distribuídos 50 laboratórios pedagógicos móveis, abrangendo 27 escolas de ensino fundamental, tanto urbanas quanto da zona rural, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
“O que me realiza é trazer resultados concretos do meu mandato. O gabinete sempre estará aberto ao governador do meu estado, aos políticos do meu estado, àqueles que representam o nosso estado”, declarou Bittar.
Conforme destacaram os representantes do governo e os professores presentes, a entrega dos laboratórios móveis marca o início de um novo ciclo na educação do estado do Acre, já que os laboratórios oferecem a oportunidade de se aliar a teoria à prática.
“São investimentos como esse, capazes de garantir educação de qualidade aos alunos acreanos, que fazem com que eu me sinta cada vez mais disposto e empenhado para trazer recursos para o Acre”, concluiu o senador Marcio Bittar.
-
SOLIDARIEDADE
Dono de autoescola no Acre doa CNH a jovem que vende jujuba em semáforo
-
Destaque 7
Justiça nega pedido para impedir construção de estrada que liga Manoel Urbano e Santa Rosa
-
Destaque 6
Bueiro cede na BR-364 e deixa o Acre isolado por terra
-
ASSISTA AO VÍDEO
Com problemas desde o nascimento, garoto João Paulo precisa de ajuda para ter casa própria
-
PRESENTE DE GREGO
No Acre, mulher é presa após ganhar motocicleta furtada de presente do namorado
-
Destaque 4
Acusado de tráfico de mulheres no Acre é preso no Ceará por atuar ilegalmente como médico
-
PROMOÇÃO
Passagens aéreas para Fortaleza por R$ 251 (ida e volta) na Semana do Consumidor
-
Acre
Homem sequestra, estupra mulher e rouba moto da vítima