O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Cruzeiro do Sul, não prestou atendimento a dona Raimunda dos Santos da Conceição, de 52 anos de idade, que sofre de problemas cardíacos. A denúncia foi feita pelo seu filho Edvaldo dos Santos Gomes, a Tv Jurua Online.
De acordo com ele, a mãe estava passando mal, desmaiando e apresentando os problemas respiratórios, quando decidiu acionar o serviço do (Samu), mas foi informado que a ambulância que presta serviço para a zona rural, estava sem funcionamento. Apenas a que atende a zona urbana estava funcionando, mas não poderia ser deslocada para o local.
“Estou muito chateado com isso, pois o trabalho do Samu é buscar os doentes, e eles disseram que não podiam pegar. Paguei R$250 para um táxi pegar ela, foi a única solução. Ela tinha que ser acompanhada pelo Samu. Eles alegaram que a ambulância do Santa Luzia estava quebrada e a daqui de Cruzeiro do Sul não podia sair daqui. Trouxemos ela e hoje ela tá aqui internada”, falou.
A equipe da TV Juruá entrou em contato com a coordenadora do (Samu), Maisa Barros, e ela informou que tomou conhecimento da solicitação. Segundo ela, a médica que estava de plantão ontem a noite avaliou a situação da idosa.
De acordo com ela, das duas viaturas cedidas para o Samu, apenas uma está em funcionamento em Cruzeiro do Sul, a outra aguarda a chegada de peças de Rio Branco.
Também informou que não são em todas as localidades que os veículos podem ter acesso, devido às más condições de ramais que tem sido a principal causa de danos às viaturas, que são relativamente baixas e também não são traçadas. Mas que o serviço de atendimento móvel está à disposição da população para casos realmente emergenciais.