Conecte-se agora

“Se diminuísse o número de puxa-sacos o governo teria dinheiro para pagar os professores”, diz Bocalom

Publicado

em

Em visita ao deputado estadual Antônio Pedro (DEM), na manhã desta quinta-feira (09) na Assembleia Legislativa (Aleac), o professor, ex-candidato ao governo do Acre e presidente do Democratas, Tião Bocalom falou sobre a greve dos professores, que já dura 23 dias.

De acordo com o eterno candidato, o governador de Sebastião Viana vem fazendo uma administração desastrosa, gastando mal o dinheiro publico ao sustentar um batalhão de assessores “puxa-saco”.

“A administração de Tião Viana é totalmente desastrosa. Ele conseguiu afundar o Estado em dívidas e usa o dinheiro público para pagar um verdadeiro batalhão de puxa-saco. Se ele reduzisse o número de assessores, de bajuladores e parasse de nomear apadrinhados políticos certamente teria dinheiro para pagar os professores”, disparou.

Quanto ao seu futuro político, Bocalom disse que seu nome “está na mesa”, mas que o momento não é o mais propício a falar de candidatura.

“Ainda temos muito tempo para essa discussão, meu nome está na mesa. Mas só definirei algo em relação a política depois que minha esposa tenha reestabelecido sua saúde”, afirmou o professor Bocalom.

Acre

Empresa no estacionamento do aeroporto deve desocupar área

Publicado

em

Em decisão divulgada na terça-feira, 29, o juízo da 5ª Vara Cível de Rio Branco deferiu liminar sobre a reintegração de posse em relação à área do estacionamento do Aeroporto Internacional de Rio Branco – que passou a ser administrados pela empresa Vinci Airports, por meio de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos, assinado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A juíza Olívia Ribeiro estabeleceu o prazo de dez dias para desocupação voluntária, período em que a empresa poderá retirar seus equipamentos e sistemas. Conforme a decisão, após o prazo determinado para o cumprimento voluntário, qualquer bem será considerado abandonado e passará a ser posse da concessionária do aeroporto. Além disso, será cobrada multa diária de R$ 1 mil pelo descumprimento da medida e, por fim, caso ultrapasse 30 dias, será expedido mandado coercitivo de reintegração de posse.

A ação foi proposta pela concessionária que venceu o processo licitatório da privatização do aeroporto. O espaço comercial do estacionamento teve o contrato de exploração encerrado em setembro de 2022.

A empresa foi notificada administrativamente sobre a desocupação no último mês de outubro. No entanto, não houve acordo entre as partes, deste modo a parte autora reclamou à Justiça sobre a ocupação irregular e a má preservação local.

Acerca do caso, a magistrada compreendeu que a partir da data de término do contrato a permanência no local passou a configurar esbulho possessório, cabendo a desocupação da área.

Continuar lendo

Acre

Acre recebeu 177,8 mil testes RT-PCR desde o início da pandemia

Publicado

em

Desde o início da pandemia, mais de 32,2 milhões de testes RT-PCR foram enviados para todos os estados e o Distrito Federal. O reagente apresenta alta sensibilidade (aproximadamente 86%) e alta especificidade (acima de 95%), oferecendo grande eficácia na identificação de casos suspeitos de Covid-19. A região norte do Brasil recebeu um total de 7,1 milhões de testes RT-PCR e, destes, 177,8 mil foram enviados para o Acre.

O RT-PCR é um diagnóstico feito por biologia molecular, que permite identificar a presença do material genético (RNA) do vírus Sars-Cov-2 em amostras de secreção respiratória. É necessário ambiente laboratorial para a realização do teste e a amostra é colhida por um profissional de saúde. Qualquer pessoa com sintomas gripais ou problemas respiratórios pode realizar o teste nas unidades de saúde. O resultado é liberado em até 72 horas após a coleta do material.

No Brasil, já foram aplicadas mais de 492 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 entre primeira dose, segunda dose e doses de reforço e/ou adicional. No estado do Acre, 1,6 milhão de vacinas foram aplicadas na população, da seguinte forma: 1ª dose – 684,9 mil doses aplicadas; 2ª dose ou dose única – 585,9 mil doses aplicadas; 1ª dose de reforço – 283,4 mil doses aplicadas; 2ª dose de reforço ou dose adicional – 102,2 mil doses aplicadas.

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, perdas olfativas/gustativas e dores no corpo. Outros sintomas também podem aparecer e estes são considerados mais graves: falta de ar; baixos níveis de saturação de oxigênio; falta oxigenação no sangue, o que pode levar a uma coloração de pele mais azulada, arroxeada e anormal; sono e cansaço excessivos e incomuns; confusão mental e sinais de desidratação.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra os casos graves e óbitos pela doença e estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal contra o coronavírus aumenta em mais de cinco vezes a proteção.

Continuar lendo

Acre

Homem de rua é morto a golpes de faca em frente ao PS

Publicado

em

Um homem em situação de rua, identificado como João Paulo Camilo de Souza, de 38 anos, foi morto a golpes de faca na madrugada desta quarta-feira, 30, na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Bosque, na frente do Pronto-Socorro de Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, João Paulo estava caminhando na avenida quando foi abordado por outro morador em situação de rua e começaram uma discussão. Tanto João Paulo quanto o autor do crime estavam armados com facas e iniciaram um luta corporal, João Paulo foi atingido com vários golpes de faca que atingiram a cabeça, o braço, peito e caiu no chão desacordado. Após a ação, o criminoso fugiu do local.

Populares que passavam pelo local, encontraram a vítima e acionaram a Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas João Paulo já estava morto.

A área foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do perito em criminalística, em seguida os policiais fizeram patrulhamento na região em busca de encontrar o autor do crime, mas não obtiveram êxito durante a ação.

O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos. O caso segue sob investigação dos agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE), da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (DEIC).

Continuar lendo

Acre

Sesacre notifica caso suspeito de meningite bacteriana em criança

Publicado

em

informou na tarde desta terça-feira (29) que uma criança de 9 anos, do sexo masculino, deu entrada no sábado, 26, no Pronto-Socorro de Rio Branco, com suspeita de meningite. A notificação foi registrada pelo Núcleo de Vigilância Hospitalar da unidade.

Em nota, a Sesacre diz que o líquor (fluido corporal estéril e de aparência clara que ocupa o espaço subaracnóideo no cérebro) do paciente é sugestivo de meningite bacteriana, aguardando o resultado de cultura que será realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, o Lacen.

Assinado pela enfermeira Helena Catão, responsável pela área técnica das meningites no estado, o comunicado também diz que pela gravidade do caso, o paciente foi transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital da Criança. No sábado, 26, e domingo, 27, já foi realizada a quimioprofilaxia dos contatos domiciliares.

“Na segunda-feira, 28, foi feito o contato com a direção da escola para o levantamento dos contatos escolares mais próximos do caso, os quais também receberam a quimioprofilaxia. O caso está em monitoramento, sendo que a vigilância epidemiológica está sendo realizada pelo município de Rio Branco”, reforça a nota.

De acordo com a Sesacre, no Acre foram notificados até setembro 51 casos suspeitos de meningite. Desses, nove foram confirmados, sendo seis em Rio Branco, um em Cruzeiro do Sul, outro em Manoel Urbano e o último em Porto Walter. Um óbito também foi confirmado pela doença na capital.

Sobre a doença

Trata-se de uma inflamação grave, que atinge a membrana da meninge, responsável por revestir o cérebro e a medula espinhal. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a enfermidade é considerada endêmica no Brasil.

Sintomas da meningite

Os sinais da inflamação variam conforme o tipo da doença e a faixa etária do paciente. Os principais sintomas são forte dor de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço, com dificuldade de encostar o queixo no peito. Outros sintomas comuns são febre, hipersensibilidade à luz, manchas vermelhas no corpo, sonolência excessiva e confusão mental.

Em casos graves, os infectados também podem ter convulsões. Bebês e crianças ainda apresentam irritabilidade, estufamento da moleira, dificuldade para mexer o pescoço e moleza no corpo.

Vacina

O Ministério da Saúde (MS) ampliou o público-alvo para ações de imunização em 2022. Desde setembro, a vacina contra a meningite ACWY é ofertada temporariamente para adolescentes de 11 a 14 anos. O imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) dos municípios.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.