Após ser internado com suspeita de leptospirose na Upa do 2º Distrito, o cabo do Exército Brasileiro, Euriberto Pereira Gomes, de 20 anos, morreu na tarde do último domingo, após ser liberado da unidade onde ficou internado durante algumas horas.
Com febre, muita dor de cabeça e dores no corpo, segundo seu tio Gildomar Pereira Gomes, Euriberto, que também era lutador de taekwondo, procurou ainda no sábado a Upa da Sobral, na Baixada do Sol. Na unidade, ele foi orientado a procurar o Pronto Socorro de Rio Branco, porém só conseguiu ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento do 2º Distrito, onde foi internado. No domingo pela manhã, ele foi liberado, mas ao chegar em casa passou mal e voltou novamente à Upa, onde veio faleceu.
Há dias, Euriberto teria ajudado sua sogra, que morava no João Eduardo, bairro afetado pela cheia do rio Acre, a fazer a mudança dos móveis. O tio de Euriberto, Gildomar Gomes cobra uma resposta do Estado para o caso. Um laudo médico deve sair na quarta-feira.
O corpo do rapaz foi sepultado nesta segunda-feira, no cemitério Jardim da Saudade, em Rio Branco. Presente ao velório de Euriberto, o secretário de Saúde do Acre, Armando Melo, disse que que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) irá apurar os fatos e investigar se houve negligência durante o atendimento do paciente.
“Viemos trazer nossas condolências à família e dizer que vamos investigar o caso. Se houve algum erro do nosso sistema de saúde todos os fatos serão apurados. O ponto em que houve o equívoco será revisto e se algum agente público tiver cometido erro na conduta terá a punição que o caso requer”, declarou Melo.
A morte do cabo do Exército e lutado de taekwondo foi notícia no Jornal Nacional, da Rede Globo, na edição desta segunda-feira.
Pelo Facebook, amigos e familiares fazem sua última homenagem a Euriberto. O colega de farda do cabo do Exército, Neto Hortencio, diz que “nosso amigo e irmão de farda veio a óbito, mais jamais deixaram d existir no nossos coração. Hoje passou o dia chovendo, não é pra menos, toda vez que íamos pra algum campo a chuva começa a cair sem piedade, agora não poderia ser diferente, infelizmente ele parte pro seu ultimo campo perto de Deus, Forças ao familiar. (sic).”
Emocionada, a esposa de Euriberto, Cleide Pinheiro postou uma mensagem em seu Facebook com uma foto do esposo com o filho, o pequeno Gabriel.
“A vida me deu uma rasteira na qual não tenho forças para levantar. Me tiraram meu porto seguro, homem da minha vida, meu alicerce, a pancada foi tão forte, ta doendo tanto que não sei me reerguer, eu não merecia isso, ele não merecia, nosso filho muito menos. Me pergunto a todo instante o porquê dele, por qual razão Deus o tirou de nós numa fase tão linda da nossa vida. Meu amor eu vou te amar para todo sempre e espero te encontrar um dia. Nosso filho vai saber o homem digno, humilde e de caráter que foi o seu pai. Aldeniza Fernandes avisa ao Xuxa que o Gabriel vai continuar o legado do pai e será um excelente atleta de taekwondo e claro um oficial do exercito, duas paixões do grande amor da minha vida. Ele infelizmente se foi, mas me deixou um pedacinho dele nosso Gabriel”.
A Federação de Taekwondoo do Acre emitiu nota lamentando a morte de Euriberto Gomes “expressando profundo pesar”.
“É com pesar que comunicamos o falecimento de Euriberto Gomes Pereira ocorrido hoje em Rio Branco. Bebeto como era mais conhecido era faixa preta 1° Dan de Taekwondo e militar do Exército Brasileiro. Foi varias vezes campeão Estadual e Acreano. A FETEAC expressa a família enlutada, o mais profundo pesar, que Deus dê força para enfrentar tão dolorosa perda”.