Dois requerimentos foram apresentados na manhã desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) pedindo a convocação do secretario de Educação Daniel Zen e o secretário-adjunto de compras e licitação, Vagner Alves, para explicar a compra de cinco mil bicicletas elétricas ao valor de R$ 13,5 milhões pelo governo do Acre, junto a Engeplan Importação e Exportação Ltda.
O pedido de esclarecimento foi formalizado pelo líder do PSDB na Casa, deputado Major Rocha. “Nos surpreende quando o governador para atender a demanda dos alunos da zona rural que são atendidos pelas prefeituras e pelo governo, com transporte escolar em ônibus, inclusive o governo entregou 92 veículos há poucos meses, gaste uma quantia desta com bicicletas”, diz Rocha.
O parlamentar solicita ainda que os gestores apresentam todos os documentos do procedimento que redundou na conclusão do pregão que garante a compra das bicicletas da empresa de Cassino Maques, que ocupou cargos nos governos petistas de Jorge Viana e Binho Marques. Rocha quer saber se há um estudo que ateste a viabilidade dos uso das bicicletas elétricas na zona rural.
Para Rocha, o processo poder ter sido fraudulento. “Para fazer uma venda deste porte, esta empresa deveria ter um patrimônio liquido de 135 milhões – sem contar que é uma empresa que pertence a um ex-secretário que é irmão de um secretário de estado que não respondeu sequer onde foi apara as 25 toneladas de milho que sumiram do silo graneleiro de Plácido de Castro”, finaliza.