Menu

Estudantes de Jornalismo de SP irão registrar impactos da entrada de haitianos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com um olhar diferente de tudo o que já foi publicado até hoje sobre a entrada de haitianos no Brasil pela tri-fronteira, três acadêmicos de jornalismo da cidade de Santos (SP) desembarcaram em Rio Branco e seguem hoje à tarde (5) pela estrada do Pacífico com destino a Brasileia onde foram cadastrados até 25 de setembro, mais de 7,2 mil haitianos.


DSC_0102

Publicidade

“Pretendemos voltar com vasto material informando – em detalhes – o resultado da mistura dos hábitos locais com os costumes dos forasteiros”, relata Matheus José Maria, o fotógrafo da expedição.


Juntos com Matheus nesta aventura estão o redator do jornal Boqnews, Vinicius Keper e Jéssica Alves, estagiária da TV Tribuna, filial da Rede Globo na Baixada Santista. O roteiro de tudo o que está acontecendo é publicado no blog: expedicaobrasileia.wordpress.com. Eles permanecem na fronteira até o dia 20 e retornam dia 21 deste mês.


“A partir dessa ideia alguns jornais do sudeste se interessaram pelo o que acontece desde 2010 e o Brasil não sabe uma vez que o filtro das matérias tornou o assunto pouco abrangente”, comentou Kepe.


A estagiária Jéssica Alves garante que a série de reportagens e documentações fotográficas será produzida pelo Jornal A Tribuna, um dos mais lidos em Santos. Uma parceria foi proposta com o site ac24horas. Os acadêmicos farão participação ao vivo pelo programa o Povo no Rádio contando toda experiência.


“Vamos mapear e descrever o impacto cultural que a entrada de toda essa nova população gerou – e continua gerando – na região acreana”, acrescentou Jéssica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido