Conecte-se agora

Paciente da nefrologia do HC revela o passo a passo da denúncia das marmitas com tapurus

Publicado

em

Após tomar conhecimento da repercussão da denúncia sobre marmitas com larvas servidas no Hospital das Clínicas do Acre e da tentativa de gestores do governo do Acre de incriminar os jornalistas Lenilda Cavalcante, Ray Melo e Altino Machado, um paciente resolveu revelar tudo o que aconteceu na noite de sexta-feira, quando a denúncia foi apresentada à imprensa.

O militar aposentado, Auro José Rodrigues, de 49 anos, paciente de hemodiálise do HC, disse que ficou indignado com as insinuações dos assessores do governo do Acre, sobre suposta sabotagem do alimento servido no hospital. Ele disse que mesmo antes de Berenice Sales da Silva entrar em contato com a repórter Lenilda Cavalcante, a denúncia já teria sido comunicada a TV Gazeta.

O paciente relata que estava saindo da sessão de diálise, quando uma das pacientes informou que a comida servida aos pacientes estava sendo “devolvida” porque havia tapurus nas marmitas. “Uma paciente disse que não tinha crédito para ligação, eu disse: que não seja por isso, pode ligar”, diz Auro Rodrigues ao mostrar o celular com o horário em que a ligação foi feita para a TV Gazeta.

O horário da ligação para emissora de TV foi 20h35min. Questionado pelo nome da paciente que teria informado que a comida estava com larvas, Auro Rodrigues disse que se tratava de Tatyana. Ele disse ainda, que presenciou a abertura de pelo menos oito marmitas que todas estavam com tapurus pelo lado de dentro da tampa. “O fato foi comunicado a cozinheira”, diz o paciente.

Segundo o militar aposentado, “se houve sabotagem foi na cozinha”, diz o paciente ao confirmar que só após a tentativa de contatar a reportagem da TV Gazeta, eles informaram Berenice Sales da Silva, que se dirigiu de imediato ao Hospital das Clínicas. “A pessoa que atendeu na TV disse que não tinha equipe de reportagem na emissora, por isso, ligamos para Berenice”.

As declarações do militar aposentado foram dadas após ele ouvir a leitura de uma matéria sobre o caso dos tapurus, no programa O Povo na Rádio, do radialista Willamis França, na Rádio Boas Novas 107.9. Auro Rodrigues ligou para emissora e se colocou à disposição para esclarecer o passo a passo da denúncia que foi recebida pelo governo do Acre, como um ataque da oposição.

O caso que repercutiu até em pronunciamento no Senado da República e que os gestores do governo petista classificaram como “sabotagem, armação, a mais sórdida tentativa da imprensa oposicionista de sujar a imagem da saúde do Acre e de incriminação do governo”, não passou de uma denúncia comum de pacientes do setor de nefrologia do HC, sobre o funcionamento do hospital.

Mesmo revelando fatos que não foram narrados pela presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados, Berenice Sales da Silva – Auro Rodrigues não culpa o governador Sebastião Viana (PT). Ele acredita os problemas detectados na unidade de saúde sejam de responsabilidades dos gestores do Hospital das Clínicas. “É problema de gestão”, afirma.

Durante a gravação de seu depoimento, o paciente diz que não foi a primeira vez que os pacientes do setor de nefrologia tiveram problema com a alimentação. Sem precisar a data, Auro José declara que pegou uma marmita que estava com mal cheiro. Em outra oportunidade o frango estava queimado e impróprio para consumo, mesmo assim, a alimentação foi servida aos pacientes.

Além do problema na alimentação, Auro Rodrigues revela que as dependências do setor de nefrologia estariam apresentando goteiras. Ele chegou a formular convite à reportagem de ac24horas, para ir ao local, em um dia de chuva, para constatar os problemas que ele cita. “Em uma das vezes que eu estava tomando medicação tive que descer e afastar a cama das goteiras”, destaca.

O episódio pode ter servido para o governador Sebastião Viana analisar o preparo de sua equipe para gerenciar momentos de crise. Mesmo que as matérias não citassem diretamente seu nome e até a própria administração petista, o gestor recebeu a denúncia como uma agressão pessoal, contaminado assessores que fizeram ilações a quem divulgou a denúncia.

Após narrar toda a história que envolveu a denúncia da presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados, Berenice Sales da Silva, que as marmitas servidas aos pacientes do setor de hemodiálise do HC, na noite de sexta-feira (15) apresentavam tapurus, o militar gravou um vídeo com o radialista Willamis França, que disponibilizamos na íntegra.

video
play-rounded-fill

Acre

Mara Rocha se afasta de nova agenda por indisposição digestiva

Publicado

em

Por causa da indisposição digestiva da candidata ao governo pelo MDB, Mara Rocha, a Caminhada da Esperança marcada para a manhã desta quarta-feira, 17, na Estrada da Sobral, em Rio Branco, não foi realizada.

Segundo a Assessoria da campanha ainda não há confirmação da presença dela no adesivaço no Bairro 6 de Agosto a partir 16 horas, mas o evento será mantido mesmo que ela não compareça. A reunião com apoiadores no Bairro Tropical a noite está mantida para definir estratégias de ações junto ao eleitor

A candidata ao Senado do PL, Márcia Bittar, de acordo com a assessoria, foi avisada da indisposição de Mara, mas esteve na Estrada da Sobral onde cumprimentou alguns membros da militância e seguiu para antecipar as gravações do programa de TV e rádio.

Já para quinta-feira, 18, a Assessoria de Mara Rocha, confirmou uma agenda: será uma caminhada na estrada do Calafate a partir das 8 horas.

Continuar lendo

Acre

Com ensino médio no DivulgaCand, blogueira mostra diploma da Ufac

Publicado

em

O portal de divulgação de candidaturas e contas que abrange todo o país, o Divulga Cand, informa que a candidata a deputada estadual pelo Podemos no Acre, Edmirk, que atua como influenciadora digital na web, possui ensino médio incompleto.

Após divulgação do cadastro, a mesma foi às redes sociais apresentar um diploma de Bacharel em Engenharia Agronômica, dado pela Universidade Federal do Acre. O portal Divulga Cand segue com a informação anterior de ensino médio incompleto até a manhã desta quarta-feira, 17.

Por meio dos stories no Instagram, ela confirmou que não divulgou sua candidatura e que só irá divulgar quando quiser: “na semana que vem, talvez”. Ela possui R$ 1.270.629,01 de limite legal de gastos.

Continuar lendo

Acre

Governo promove novas mudanças em cargos comissionados

Publicado

em

O governo do estado voltou a promover exonerações e novas nomeações em cargos comissionados pelo Diário Oficial desta quarta-feira, 17.

Gladson Cameli promoveu mais mudanças em CECs; em diversas secretarias.

Nomeações

Cristiano Silva de Souza – CEC-3, na Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC;

Antonio Aurimar Gomes de França – CEC-4, na Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC;

Raynnara Gerliene da Silva Araújo – CEC-5, na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE;

Lilyan Costa da Silva – CEC-3, na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE;

João Paulo Evangelista de Souza – CEC-5, na Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – SEPA

Exonerações

Josimar Francisco de Oliveira Coelho – Chefe de Departamento, do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre – SANEACRE;

Alberto Ferreira de Almeida Maciel – CEC-3, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE;

Márcia Cristina Moreira de Souza – CEC-5, da Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE

Continuar lendo

Acre

Confira a agenda dos candidatos ao governo do Acre desta quarta-feira

Publicado

em

O ac24horas reúne diariamente informações sobre os encontros, reuniões e compromissos dos candidatos do Estado do Acre neste período oficial de campanha.

Aqui você fica sabendo de tudo sobre as eleições 2022.

Veja abaixo a agenda dos candidatos ao governo acreano nesta quarta-feira, 17:

Gladson Cameli (PP)
– 09h: Gravação do programa eleitoral;
– 15h30: Agenda institucional.

Jorge Viana (PT)
A campanha majoritária da Federação Brasil da Esperança, continua nesta quarta-feira, com a mobilização nos 22 municípios acreanos, com reuniões, encontros, adesivaços e bandeiraços.

O candidato ao governo, Jorge Viana estava em agenda com o ex-presidente Lula em São Paulo e amanhã participará do planejamento e organização com coordenadores da campanha.

Em Rio Branco, serão realizadas visitas nos bairros Conquista e na Baixada, liderados por Marcus Alexandre.

Já em Cruzeiro do Sul, Nazaré Araújo participara de uma entrevista com a imprensa local e posteriormente haverá um diálogo com apoiadores e partidos. Também haverá um encontro com partidários em Rodrigues Alves.

Mara Rocha (MDB)
– 08h: Caminhada da Esperança na Estrada da Sobral;
– 16h: Adesivaço no semáforo do bairro 6 de Agosto;
– 19h: Reunião com apoiadores no Bairro Tropical.

Sérgio Petecão (PSD)
– 06h: Café da manhã com apoiadores;
– 07h: Deslocamento para Tarauacá;
– 10h: Previsão de chegada ao município interiorano;
– 14h: Conversas e contatos políticos;
– 19h: Inauguração do Comitê da coligação Com a Força do Povo, em Tarauacá.

David Hall (AGIR)

Das 07h00 às 9h00 – Discussão com o Movimento Acorda Educação sobre a carta-compromisso com os professores da rede estadual;
Das 09h00 às 11h00 – Reunião com a representante do Renova BR e acompanhamento de candidaturas de ex-alunos do RENOVA BR;
Das 13h00 às 14h00 – Entrevista na TV Rio Branco;
De 15h00 às 16h00 – Sorteio com os candidatos ao governo na sabatina do AC24HORAS;
De 17h00 às 19h00 – Reunião com microempresária do Novo Mercado Velho;

Nilson Euclides (PSOL)

Somente reuniões internas.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.