Conecte-se agora

GOVERNO SABIA DE CARTEL – Secretário Wolvenar Camargo sugere indicação de empresa para concluir obras antes da eleição de 2014

Publicado

em

Documentos conseguidos pelo repórter Salomão Matos, referentes as investigações feitas pela Policia Federal que culminaram com a Operação G-7, envolvendo mais de 30 pessoas, entre secretários, empresários e funcionários públicos, mostram que o cartel formado na construção civil do Acre é tolerado pelo governo.

Uma conversa interceptada pela Policia Federal mostra o secretário Wolvenar Camargo trocando uma ideia com uma pessoa não identificada, sobre uma obra no valor de cinquenta e um milhões de reais, e que tem a intenção em fazê-la no prazo de 16 meses, eis que tal obra terminaria antes da reeleição do governador. O relatório da Policia Federal não cita, mas claramente fica evidenciado que o secretário quer tirar proveitos políticos para ajudar Sebastião Viana (PT) na sua reeleição.

wol_tel1Nesta conversa Wolvenar cita que é um prazo bastante apertado para a dimensão desta construção, e que seria necessário fazer um esforço enorme para isto acontecer, e que também estaria vendo a empresa que realizará tal obra para poder conseguir.

Ao analisar a conversa, peritos da Policia Federal chegaram a conclusão que o secretário diz claramente que estaria vendo se consegue colocar uma empresa que consiga fazer neste tempo. E que “tal empresa não seria qualquer uma dessas aí que faz”. Camargo diz que tal obra seria (como foi) licitada em no mês de janeiro de 2013, e que a obra, um hospital, ficaria pronta em junho de 2014. A obra acima citada se refere à construção do hospital regional da cidade de Brasiléia/AC, a qual está sendo licitada através da Concorrência nº196/2012.

A respeito deste certame, uma ata informa que a empresa ITASA havia sido inabilitada, e que seu recurso contra esta inabilitação não foi provido. E mais: noticia que a empresa ADDIN apresentou pedido de desistência da proposta de preços. Pelo desenrolar das investigação a Policia Federal chegou a conclusão “o direcionamento para a seleção da empresa vencedora está ocorrendo, tal como já previa o referido Secretário de Estado”.

Para reforçar o descobriu o relatório da PF diz que “foram habilitadas neste certame as empresa ALBUQUERQUE ENGENHARIA, ETENGE, ELEACRE, ADDIN, sendo que o Consórcio Saúde Brasiléia não foi credenciado por haver proibição no edital da participação de consórcio. A proibição da participação de consórcios visou afastar as pequenas empresa, e com a inabilitação da empresa sediada fora do Estado do Acre, ITASA, e a desistência da empresa ADDIN, o certame continuará com as empresas ALBUQUERQUE, ELEACRE (sendo que João Braga é procurador da primeira e Salomão, representante legal da segunda), e ETENGE”.

Ao concluir esta parte da investigação, a Polícia Federal diz que “é necessário dizer que o edital do referido certame previa originariamente a participação de consórcios, o qual foi retificado posteriormente para proibir a participação destes como forma de restringir a concorrência; constatou-se que as empresas Albuquerque e Eleacre são empresas parceiras, e que inclusive Irão construir em parceria casas na Cidade do Povo”.

O mais grave, segundo o relatório, são que os fatos acima indicam que neste certame houve uma simulação de competição entre as empresas envolvidas, eis que também a empresa ETENGE foi citada por ADRIANO em conversas interceptadas como uma empresa que absorveria os lotes da empresa ÁBACO referentes ao Edital de Chamamento nº1/2012 da Secretaria de Habitação de Interesse Social, uma vez que  o TCU proibiu a empresa ÁBACO de contratar com o poder público, e como esta empresa já havia sido selecionada, o lote que caberia a ela iria ser executado em nome da empresa ETENGE, o que indica que esta empresa também faz parte do cartel.

Apos certificar-se que o inquérito federal era recheado de provas, a desembargadora Denise Bonfim, do Tribunal de Justiça do Acre, expediu 34 mandados de buscas e apreensões e 15 mandados de prisões.

PRESOS_700_IML

Veja a lista dos prisos

Carlos Sasai – Empresário, presidente da Federação das Industrias do Estado do Acre

João Francisco Salomão – Empresário, ex-presidente da Federação das Industrias do Estado do Acre

Carlos Afonso Cipriano – Empresário da Construção Civil

Assurbanipal Mesquita – Diretor de Desenvolvimento Urbano da prefeitura de Rio Branco

Jose Adriano – Empresário, proprietário da Mav Construções

Marcelo Chance de Nees – Servidor público

Sergio Nakamura – Ex-diretor do Deracre e empresário da construção Civil

Vladimir Câmara Thomas – Empresário da construção civil

Gildo Cesar Rocha – Diretor do Depasa, amigo pessoa do governador Sebastião Viana

Wolvenar Camargo – Secretário de Obras do Estado

Aurélio Cruz – Ex-secretário de Habitação do Acre

João Braga filho

Narciso Mendes Filho – Empreário da construção civil

Tshuyoshi Murata – Empresário da Construção civil

Thiago Paiva – Diretor de Analise Clínicas da Secretaria Estadual de Saúde

Da redação de ac24horas
Rio Branco-AC

 

 

 

 

 

Acre

Mara Rocha se afasta de nova agenda por indisposição digestiva

Publicado

em

Por causa da indisposição digestiva da candidata ao governo pelo MDB, Mara Rocha, a Caminhada da Esperança marcada para a manhã desta quarta-feira, 17, na Estrada da Sobral, em Rio Branco, não foi realizada.

Segundo a Assessoria da campanha ainda não há confirmação da presença dela no adesivaço no Bairro 6 de Agosto a partir 16 horas, mas o evento será mantido mesmo que ela não compareça. A reunião com apoiadores no Bairro Tropical a noite está mantida para definir estratégias de ações junto ao eleitor

A candidata ao Senado do PL, Márcia Bittar, de acordo com a assessoria, foi avisada da indisposição de Mara, mas esteve na Estrada da Sobral onde cumprimentou alguns membros da militância e seguiu para antecipar as gravações do programa de TV e rádio.

Já para quinta-feira, 18, a Assessoria de Mara Rocha, confirmou uma agenda: será uma caminhada na estrada do Calafate a partir das 8 horas.

Continuar lendo

Acre

Com ensino médio no DivulgaCand, blogueira mostra diploma da Ufac

Publicado

em

O portal de divulgação de candidaturas e contas que abrange todo o país, o Divulga Cand, informa que a candidata a deputada estadual pelo Podemos no Acre, Edmirk, que atua como influenciadora digital na web, possui ensino médio incompleto.

Após divulgação do cadastro, a mesma foi às redes sociais apresentar um diploma de Bacharel em Engenharia Agronômica, dado pela Universidade Federal do Acre. O portal Divulga Cand segue com a informação anterior de ensino médio incompleto até a manhã desta quarta-feira, 17.

Por meio dos stories no Instagram, ela confirmou que não divulgou sua candidatura e que só irá divulgar quando quiser: “na semana que vem, talvez”. Ela possui R$ 1.270.629,01 de limite legal de gastos.

Continuar lendo

Acre

Governo promove novas mudanças em cargos comissionados

Publicado

em

O governo do estado voltou a promover exonerações e novas nomeações em cargos comissionados pelo Diário Oficial desta quarta-feira, 17.

Gladson Cameli promoveu mais mudanças em CECs; em diversas secretarias.

Nomeações

Cristiano Silva de Souza – CEC-3, na Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC;

Antonio Aurimar Gomes de França – CEC-4, na Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC;

Raynnara Gerliene da Silva Araújo – CEC-5, na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE;

Lilyan Costa da Silva – CEC-3, na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE;

João Paulo Evangelista de Souza – CEC-5, na Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – SEPA

Exonerações

Josimar Francisco de Oliveira Coelho – Chefe de Departamento, do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre – SANEACRE;

Alberto Ferreira de Almeida Maciel – CEC-3, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE;

Márcia Cristina Moreira de Souza – CEC-5, da Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE

Continuar lendo

Acre

Confira a agenda dos candidatos ao governo do Acre desta quarta-feira

Publicado

em

O ac24horas reúne diariamente informações sobre os encontros, reuniões e compromissos dos candidatos do Estado do Acre neste período oficial de campanha.

Aqui você fica sabendo de tudo sobre as eleições 2022.

Veja abaixo a agenda dos candidatos ao governo acreano nesta quarta-feira, 17:

Gladson Cameli (PP)
– 09h: Gravação do programa eleitoral;
– 15h30: Agenda institucional.

Jorge Viana (PT)
A campanha majoritária da Federação Brasil da Esperança, continua nesta quarta-feira, com a mobilização nos 22 municípios acreanos, com reuniões, encontros, adesivaços e bandeiraços.

O candidato ao governo, Jorge Viana estava em agenda com o ex-presidente Lula em São Paulo e amanhã participará do planejamento e organização com coordenadores da campanha.

Em Rio Branco, serão realizadas visitas nos bairros Conquista e na Baixada, liderados por Marcus Alexandre.

Já em Cruzeiro do Sul, Nazaré Araújo participara de uma entrevista com a imprensa local e posteriormente haverá um diálogo com apoiadores e partidos. Também haverá um encontro com partidários em Rodrigues Alves.

Mara Rocha (MDB)
– 08h: Caminhada da Esperança na Estrada da Sobral;
– 16h: Adesivaço no semáforo do bairro 6 de Agosto;
– 19h: Reunião com apoiadores no Bairro Tropical.

Sérgio Petecão (PSD)
– 06h: Café da manhã com apoiadores;
– 07h: Deslocamento para Tarauacá;
– 10h: Previsão de chegada ao município interiorano;
– 14h: Conversas e contatos políticos;
– 19h: Inauguração do Comitê da coligação Com a Força do Povo, em Tarauacá.

David Hall (AGIR)

Das 07h00 às 9h00 – Discussão com o Movimento Acorda Educação sobre a carta-compromisso com os professores da rede estadual;
Das 09h00 às 11h00 – Reunião com a representante do Renova BR e acompanhamento de candidaturas de ex-alunos do RENOVA BR;
Das 13h00 às 14h00 – Entrevista na TV Rio Branco;
De 15h00 às 16h00 – Sorteio com os candidatos ao governo na sabatina do AC24HORAS;
De 17h00 às 19h00 – Reunião com microempresária do Novo Mercado Velho;

Nilson Euclides (PSOL)

Somente reuniões internas.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.