Conecte-se agora

Em Cruzeiro do Sul, números de uma segurança à beira do caos

Publicado

em

PM com apenas seis carros, dois são alugados; e R$ 2 mil
para manutenção da estrutura da atividade policial 

Luciano Tavares, de Cruzeiro do Sul – AC
[email protected]

O ano de 2012 não foi “o ano da segurança pública” como prometeu o governador Sebastião Viana, e o povo do Acre espera que em 2013 a segurança tenha uma atenção maior do governo.

Em especial o povo do interior, como o do Juruá, onde a Polícia Militar só ainda não parou suas atividades pela boa vontade da corporação.

A razão: as mínimas condições oferecidas pelo governo para o trabalho.

Para se ter uma idéia, para atender uma população de 80 mil pessoas, espalhadas em 28 bairros e seis vilas, a PM conta com apenas seis carros, e dois são alugados.

Isso sem falar no reduzido efetivo de 220 homens e um fundo financeiro mensal de R$ 2 mil reais, repassados pelo governo do estado, para manter a estrutura de trabalho da instituição na segunda maior cidade do Acre.

Os dados foram repassados pelo próprio comandante da PM em Cruzeiro do Sul, Major Alves, ao ac24horas, na manhã desta quarta-feira, 02.

Sem esconder os números, o comandante revelou ainda  que são 14 viaturas para atender todos os municípios do Juruá. Além de um efetivo de 286 homens. Em toda a região são mais de 120 mil habitantes.

Ao ser perguntado se era o suficiente para manter a segurança, o major disse que “não, mas dá para trabalhar”. “Infelizmente não é o ideal, mas dá para trabalhar. Tem uma previsão de agora no dia 16 a gente receber três viaturas novas”.

A falta de estrutura para o trabalho é uma reclamação constante entre a corporação. “Tem muito carro quebrado, com defeito. A ranger que faz o serviço na estrada já quebrou e a gente teve que substituir. A coisa não ta muito boa assim como tão dizendo, não”, disse um Policial Militar abordado por nossa reportagem na sede do 6º Batalhão.

Na oficina do batalhão alguns veículos, como uma caminhonete ranger e um mini caminhão furgão, que poderiam estar na rua ajudando o policiamento ostensivo estão quebrados há dias e esperam por manutenção.

“Quando tem uma peça para comprar a gente pede para o comando em Rio Branco. E a gente espera para consertar quando chega a peça”, explica o comandante.

Acre

Inauguração do comitê de Petecão é adiada no Vale do Juruá

Publicado

em

O senador licenciado e candidato ao governo do Estado do Acre pela “coligação com a força do povo”, Sérgio Petecão (PSD), teve a primeira agenda de campanha nesta terça-feira, 16, adiada.

De acordo com o assessoria de campanha do candidato, estava previsto para às 8h da manhã a inauguração do comitê em Rodrigues Alves, contudo, a solenidade precisou ser adiada.

No entanto, o primeiro dia de campanha segue normalmente no Vale do Juruá, às 10h Petecão entregará o plano de governo na Associação Comercial na região. A tarde, deve ocorrer a inauguração do comitê eleitoral.

Continuar lendo

Acre

Márcia Bittar come pão com manteiga e toma café com leite

Publicado

em

A candidata ao senado pelo PL, Márcia Bittar, foi a primeira chegar na concentração para a grande caminhada que ocorre na manhã desta terça-feira, 16, data que marca o início da campanha eleitoral.

Antes de se encontrar com a candidata ao governo, Mara Rocha, o vice Fernando Zamora e o candidato a reeleição, deputado Flaviano Melo, a ex-esposa de Márcio Bittar aproveitou alguns minutos para tomar café. Márcia saboreou um pão com manteiga e tomou café com leite.

“Estamos aqui no coração de Rio Branco, no Mercado Elias Mansour, tomando um cafezinho. Vamos conversar com as pessoas, levar nossas propostas, dizer o que a gente pensa, dizer o que a gente não concorda e escutar, principalmente a demanda do coração do eleitor”, citou.

Continuar lendo

Acre

David Hall se reúne em 1º dia de campanha em três bairros

Publicado

em

O primeiro dia de campanha eleitoral em 2022 do candidato ao governo do Acre David Hall, do AGIR, começou às 8 horas desta terça-feira, 16, com reuniões de campanha nos bairros Sobral, Conjunto Bela Vista e Jardim Alah, na capital acreana.

A previsão de encerramento das primeiras reuniões em campanha para Hall nesta terça é às 11 horas. David Hall é professor de filosofia no Instituto Federal do Acre (Ifac) e na rede pública estadual. Esta é a segunda vez que ele concorre ao cargo de governador no Acre, sendo sua primeira disputa em 2018. Em 2020 disputou uma vaga de vereador.

O professor afirma que sua campanha eleitoral será focada na Economia, Saúde e Educação.

Continuar lendo

Acre

Campanha começa hoje; comícios serão permitidos até setembro

Publicado

em

Começa nesta terça-feira, 16, a campanha eleitoral de 2022. Candidatos à Presidência da República, aos governos dos estados e aos Legislativos federal, estaduais e distrital estão liberados para entregar panfletos, fazer comícios e divulgar materiais nas ruas e na internet, em busca de votos. O Acre conta com 7 candidatos ao governo e 9 ao Senado.

Candidatos, partidos, federações e coligações poderão usar aparelhos de som fixo para divulgar as campanhas das 8h às 24h, de acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Comícios com aparelhagem de som só serão permitidos até 29 de setembro.

Já as propagandas pagas em mídia impressa, como jornais e revistas, poderão ser feitas até 30 de setembro. No dia seguinte, 1º de outubro, às 22h, acaba o período de distribuição de materiais gráficos, como panfletos e santinhos, e de caminhadas, carreatas, passeatas e uso de alto-falantes ou amplificadores de som.

Os atos de propaganda podem ser feitos em locais abertos ou fechados, sem necessidade de autorização da polícia. Basta avisar a autoridade policial com pelo menos 24 horas de antecedência. Os candidatos poderão distribuir material de campanha e usar bandeiras em vias públicas, desde que não dificultem o trânsito e a passagem de pessoas.

O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. Os eleitores votarão para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Para os cargos de presidente e governador, o segundo turno, caso seja necessário, será em 30 de outubro. Qualquer propaganda no dia do pleito pode ser caracterizada como crime de boca de urna.

As propagandas eleitorais gratuitas começam a ser veiculadas no rádio e na televisão em 26 de agosto. O horário eleitoral gratuito, no primeiro turno das eleições, vai até 29 de setembro. Serão dois blocos de propagandas por dia no rádio, às 7h e às 12h, e dois na televisão, às 13h e às 20h30. Além disso, haverá inserções de 30 segundos durante a programação das emissoras.

Revista Exame

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!