Jairo Carioca – da redação de ac24horas
As cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus foram certificados pela Unicef por fortalecer as políticas públicas municipais que garantem os direitos da infância e adolescência. Elas receberão os troféus e os certificados de reconhecimento e participação em cerimônias organizadas em cada uma das capitais dos Estados envolvidos.
Na Amazônia, além do Acre, se inscreveram os estados (AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO) reconhecidos pelos seus avanços na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. Ao todo foram 120 municípios certificados.
Além de fortalecer a gestão local e a participação social, o Selo avaliou a melhoria da situação da Saúde, Educação e Assistência Social nos municípios participantes do Selo.
Nos municípios inscritos na Amazônia, o percentual de crianças alcançadas pelo Benefício de Proteção Continuada da Assistência Social que estão na escola foi o indicador que mais avançou. De 2008 a 2011, passou de 21,9% para 59,7% entre os municípios inscritos no Selo na Amazônia. Aproximadamente 25,9 mil crianças com deficiência retornaram à escola.
Ainda de acordo a Unicef, a taxa de mortalidade infantil caiu 6,8%, entre os municípios inscritos no Selo na Amazônia, de 2007 a 2010. Isso significa que quase 511 crianças deixaram de morrer no primeiro ano de vida. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 12,7%.
A organização também destaca o acesso ao pré-natal que aumentou 16,4%, o abandono escolar que caiu 47,2%. De 2007 a 2011, a taxa de abandono no ensino fundamental dos municípios inscritos no Selo na Amazônia passou de 6,5% para 3,4%. Enquanto a redução nos demais municípios brasileiros foi de 41,1%.